Como é feito o processo de manipulação

13 minutos de leitura
processo-farmacia-de-manipulacao

Nosso compromisso é entregar a você medicamentos e suplementos de qualidade no menor tempo possível. Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada e qualificada e buscamos incessantemente atualizar nossos laboratórios e lojas com o que existir de mais moderno em termos de equipamentos, tecnologias e insumos. 

Hoje nós temos o menor prazo de entrega do mercado, entregando nossos medicamentos manipulados no dia útil seguinte à confirmação de cada pedido*, garantindo maior facilidade e comodidade aos nossos clientes. Entendemos que quando um cliente sai do consultório médico com uma receita em mãos, ele precisa iniciar o quanto antes seu tratamento. Por isso, a agilidade na entrega é um dos nossos principais compromissos e está no DNA da ALQ. 

Para isso, contamos com um processo de manipulação moderno e eficiente que garante a agilidade, conformidade e qualidade em cada uma das etapas. Para mergulhar um pouco mais nesse processo, listamos de forma simplificada cada um desses momentos:

1 – Compra e recebimento das embalagens e matérias-primas

Todos os produtos da ALQ são adquiridos de acordo com nossas fichas internas de especificação e somente de fornecedores qualificados e licenciados. Dessa forma, garantimos que nossos produtos sejam adquiridos apenas dos melhores fornecedores do mercado e recebam o selo de qualidade ALQ.

Após o recebimento do produto, ele é encaminhado para o responsável pelo Controle de Qualidade, para verificar:

(1) se estão adequadamente identificados;
(2) a integridade e condições de limpeza da embalagem;
(3) a correspondência entre o pedido, a nota de entrega e os rótulos do material recebido.

2 – Controle de Qualidade

Neste momento, as matérias-primas e as embalagens são identificadas e armazenadas em uma área de quarentena (provisória), em condições controladas de temperatura e umidade, onde ficarão aguardando os resultados das análises que serão feitas pelo setor de Qualidade.

Nossos testes de qualidade variam de acordo com o tipo de insumo (sólido, semi-sólido ou líquido) e analisam características como:
– cor;
– cheiro;
– sabor;
– pH.

Utilizamos equipamentos que garantem a precisão desses testes como balanças analíticas, pHmetros, aparelho de ponto de fusão, paquímetros, dentre outros. Além disso, também realizamos teste de identificação onde usamos reagentes específicos para comparar com a referência de cor esperada.

Possuímos internamente uma ficha técnica para cada matéria-prima que descreve os parâmetros esperados dos insumos, baseados nas referências encontradas na literatura (compêndios oficiais como Farmacopeias). Comparamos os parâmetros desta ficha com o laudo do fornecedor e os resultados dos testes e, uma vez que todos os pontos da ficha técnica são aprovados, o produto sai da quarentena, é liberado no sistema e recebe o selo de aprovação, sendo liberado para utilização no processo de manipulação.

3 – Atendimento ao Cliente

Nossos clientes podem entrar em contato através de diversos canais de acordo com sua preferência e comodidade: 

– WhatsApp (clique aqui);
– Telefone (21 3412-0011);
– Email (contato@alqfarma.com.br);
– Site (clique aqui);
– Aplicativo ALQ (baixe aqui); 
– Lojas ALQ (acesse aqui os endereços).

Contamos com uma equipe constantemente capacitada para prestar um atendimento eficiente e diferenciado. Para isso, a ALQ trabalha com a ferramenta do MobyPharma, um sistema automatizado que une todos os canais de atendimento onde os atendentes recebem os pedidos de forma unificada em uma mesma plataforma. Isso permite uma maior agilidade e padronização, sem perder o cuidado e a humanização em cada atendimento.

Assim que o orçamento é aprovado, ele é incluído no sistema e segue para a conferência de um(a) farmacêutico(a).

 4 – Conferência farmacêutica de receitas

Após o recebimento do pedido, cada receita é cuidadosamente conferida por um(a) farmacêutico(a), quanto a:

– nome e registro do prescritor;

– dados do paciente;

– medicamentos a serem manipulados vs. doses prescritas, 

– verificação quanto a eventuais incompatibilidades farmacológicas e farmacotécnicas.

Após essa checagem, o profissional providencia a impressão das fichas de pesagem e rótulos dos medicamentos. Essas fichas são os documentos que vão para o laboratório com todas as informações necessárias para que o medicamento seja manipulado.

5 – Manipulação de fórmulas

Todas as nossas fichas de manipulação e matérias-primas possuem códigos de barra próprios, que são conferidos pelo computador para realização do processo de Pesagem Monitorada. No início desse processo, o(a) responsável escaneia o código de barras da ficha e o da matéria-prima que será pesada com um leitor que checa se ambos estão de acordo. Caso positivo, o(a) manipulador(a) inicia a pesagem que é constantemente monitorada pelo sistema, que somente irá liberar para o próximo ativo se a quantidade pesada estiver dentro do limite aceito pelas especificações. Caso exista qualquer inconsistência de dados, o processo é paralisado e reiniciado. Essa checagem é extremamente importante para garantir a segurança da formulação, ter um controle rigoroso da matéria-prima e quantidades que estão sendo utilizadas e eliminar qualquer possibilidade de erro humano no processo. A ALQ utiliza a pesagem monitorada na manipulação de todas as suas fórmulas.

Depois que cada componente é pesado, a mistura passa por um processo de trituração e homogeneização, para garantir a uniformidade em todas as doses que o paciente utilizar ao longo de seu tratamento. Para isso, utilizamos o sistema Powdermix® – equipamento que mistura e tritura todos os pós, garantindo uma fórmula perfeita com homogeneidade de dose.

A ALQ possui laboratórios modernos, adequados e equipados de acordo com o estabelecido pela RDC 67/2007. A manipulação é executada por uma equipe altamente treinada e qualificada, com a presença integral de ao menos um(a) farmacêutico(a) em cada um dos laboratórios.

6 – Controle de Qualidade em processo

Para garantir que o medicamento foi manipulado adequadamente, realizamos um rígido controle de qualidade após o processo de manipulação:

– As cápsulas (fórmulas sólidas) são submetidas ao controle de peso médio, com padrões estabelecidos pela RDC 67/2007, que preconiza a pesagem das cápsulas prontas a fim de que seja confirmada a uniformidade das doses da fórmula. O peso de cada cápsula é registrado automaticamente por um processador estatístico que fica conectado diretamente à esta balança. Caso todo o intervalo de pesos não esteja dentro dos parâmetros estabelecidos, a fórmula é reprovada e retorna novamente para o início do processo.

– Para fórmulas semissólidas e líquidas, são feitos testes físico-químicos para análise de características organolépticas como cor, cheiro, homogeneidade e pH.

Com tudo dentro do esperado, o produto é aprovado e colocado nas embalagens finais.

7 – Conferência do Produto acabado

Todas as fórmulas passam por uma dupla conferência: ao final do processo de manipulação, todos os rótulos dos medicamentos são novamente comparados ao prescrito na receita e na ficha de pesagem, assim como são conferidas se as informações complementares inerentes a cada fórmula estão presentes nos medicamentos, como: “manter sob refrigeração”, “manter ao abrigo da luz”, “1 dose = 2 cápsulas”, etc.

8 – Entrega do medicamento

Ao dispensar ou entregar o medicamento, o atendimento faz um reforço das principais orientações quanto à forma de uso e armazenamento do medicamento e, caso tenha alguma dúvida adicional, o paciente poderá consultar nossa equipe de Farmacêuticos(as) nas nossas lojas ou por telefone.

9 – Tratamento

Durante todo o período de tratamento, o paciente também poderá entrar em contato com a ALQ para conversar com um(a) de nossos(as) farmacêuticos(as) e resolver qualquer dúvida ou problema que tenha relacionado a seu medicamento.

10 – Logística Reversa

A ALQ se preocupa com o meio ambiente e busca sempre dar o destino adequado para todos os tipos de descartes, com atenção especial aos resíduos químicos. Nas nossas lojas, os clientes encontram lixeiras coletoras para depositar medicamentos usados e/ou vencidos ou embalagens vazias de medicamentos utilizados. Desta forma, os resíduos terão o destino correto para minimizarmos os impactos no meio ambiente.

Fazemos também a compensação ambiental das embalagens que colocamos no mercado, usando o Selo eureciclo.

* Existem fórmulas que, por uma especificação técnica, necessitam de 2 dias úteis para serem preparadas.

Leia mais sobre as vantagens dos medicamentos manipulados aqui.