4 mitos sobre o sono

5 minutos de leitura
4 mitos sobre o sono + prosleep

Quando o assunto é sono, é comum ouvirmos algumas crenças duvidosas que geram uma desinformação e prejudicam a nossa qualidade de vida!

Por isso, o post de hoje foi feito para desmistificar 4 dessas crenças. Será que alguma delas você já tinha ouvido falar? Confira!

Mito 1 – Álcool ajuda a dormir

Em um primeiro momento, o efeito relaxante do álcool pode levar à uma sonolência, mas fato é que ele prejudica e muito o nosso sono!

O álcool desregula o Ciclo do Sono, provocando microdespertares durante a noite que dificultam o organismo de entrar em sono REM (fase fundamental para a consolidação da memória, recuperação de energia, descanso profundo e liberação de hormônios).

Mito 2 – Acordar cedo te torna mais produtivo

Cada ser humano tem seu próprio cronotipo. A melatonina – hormônio que regula o sono – não funciona da mesma forma em todo mundo. Enquanto que para certas pessoas o pico de sono ocorre antes da meia-noite, para algumas é às 3h e outras às 6h da manhã!

Por isso, não se culpe se você não é uma pessoa matinal. Identifique os seus melhores horários de produtividade e procure ajustar sua rotina de acordo com eles!

Mito 3 – Dormir é perda de tempo

Na verdade, dormir é ganho de vida!

O sono é indispensável para a preparação e manutenção do organismo. É durante ele que o hormônio do crescimento é produzido, que a memória é organizada, que os hormônios são regulados e que os sistemas circulatórios e respiratórios descansam. Portanto, já podemos tirar essa frase do nosso vocabulário, né?

Mito 4 – Você precisa de 8 horas de sono

Por mais que essa crença seja baseada na média feita por estudos científicos, ela não se aplica a todos! Na verdade, cada pessoa possui a sua própria necessidade de sono. Algumas naturalmente precisarão de mais horas na cama do que outras.

É importante entender o seu organismo e respeitar as horas que ele precisa, pois tanto dormir menos quanto dormir mais do que o necessário faz mal à sua saúde.

 

Se você sonha em dormir uma noite inteira e acordar renovado no dia seguinte, o Prosleep® pode te ajudar a conseguir tudo isso! ❤

Esse ativo natural traz os seguintes benefícios:

  • Relaxa e reduz a ansiedade relacionada a insônia;
  • Reduz o tempo que leva para iniciar a dormir;
  • Melhora a qualidade e aumenta duração do sono;
  • Não causa sonolência no dia seguinte;
  • Não causa dependência.

Leia também: Os melhores chás para um sono reparador

FONTES

https://www.youtube.com/watch?v=4LAqwgzyfGE
https://ies.med.br/2019/09/30/mito-ou-verdade-beber-alcool-ajuda-a-dormir/
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/alcool-consumo-ajuda-dormir-prejudica-qualidade-sono
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/05/09/consumir-alcool-ajuda-a-dormir-melhor.ht
https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2011/06/19/e-falsa-a-ideia-de-que-dormir-e-perda-de-tempo-diz-especialista-em-sono.ht
https://www.bbc.com/portuguese/geral-4502953
https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2011/06/19/e-falsa-a-ideia-de-que-dormir-e-perda-de-tempo-diz-especialista-em-sono.ht