4 práticas para incluir na rotina que elevam a sua imunidade.

7 minutos de leitura
Dicas para aumentar a imunidade

Não existe mágica: a imunidade alta se constrói no dia a dia! Através da adição de hábitos saudáveis, aos poucos você fortalece seu sistema de defesa e se blinda de gripes, resfriados e até doenças mais graves, como obesidade, alzheimer e câncer. 

Conheça agora 4 práticas eficazes, que no médio e longo prazo permitirão uma saúde de alto nível. 😉

1. Água com limão e gengibre ao acordar

É durante o sono que o corpo faz a sua reparação, trabalhando em vários processos metabólicos. Por isso, quando acordamos é ideal que limpemos as toxinas geradas por esses processos. A água com limão e gengibre é uma ótima ferramenta para isso!

O limão, por mais que tenha sabor ácido, quando entra no organismo estimula ações alcalinas que ajudam na digestão (o que acaba com o mito de que ele é inimigo da azia). Ele é fonte de vitamina C e rico em antioxidantes que eliminam impurezas e reforçam o sistema imunológico. 

Já o gengibre é, de longe, um dos melhores anti-inflamatórios naturais. Ele melhora a digestão, dá saciedade e diminui a retenção líquida. Também alivia dores musculares e articulares. É benéfico para tosses, resfriados e dores de garganta e ainda há estudos mostrando o seu potencial em prevenir alguns tipos de câncer.

Receita de Shot Matinal de Gengibre com Limão:
– 30ml de água gelada.
– ½ sumo de limão tahiti.
– 1 colher (chá) de gengibre em pó.

Atenção: para pessoas com pressão alta, gestantes ou lactantes o consumo deve ser feito somente sob orientação médica.  

2. Atividade física regular e moderada

O ser humano foi feito evolutivamente para realizar atividades, para caçar e colher. Faz parte da nossa natureza nos exercitarmos. Por isso, ao passo que o sedentarismo só aumenta a inflamação do corpo, a atividade física vai na direção contrária, melhorando a nossa resposta anti-inflamatória. 

O exercício físico regular e moderado aumenta os linfócitos, as células de defesa que têm como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus. Ademais, a prática envolve concentração, realização de tarefas, brincadeiras e sociabilidade. Essas atividades elevam os níveis de serotonina, dopamina e endorfina – neurotransmissores que induzem a felicidade. Como no corpo tudo está conectado, a sensação de bem-estar vai acarretar em uma melhora do sistema imune também. 

3. Consumo de Prebióticos e Probióticos

Prebióticos são fibras que servem de alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino. Já os probióticos, são as próprias bactérias do bem. 🙂 Elas ajudam a manter a nossa flora intestinal equilibrada e saudável. Isso é chave para um sistema imune forte, uma vez que o intestino abriga 70% das células imune do corpo! 

Quais alimentos contêm prebióticos e probióticos? Listamos alguns no infográfico abaixo!

Prebióticos e Probióticos

Como você viu, eles também pode ser consumidos por meio de medicamentos manipulados. A vantagem da manipulação é que ela pode:

👉🏼Combinar diversas cepas (famílias de bactérias) diferentes, para atender de maneira específica a necessidade da pessoa.

👉🏼 Unir prebióticos e probióticos em um mesmo produto.

👉🏼 Garantir que a quantidade correta seja consumida diariamente.

4. Suplementação para Imunidade

Não é novidade que a vitamina C, D e Zinco fazem bem ao sistema imune, principalmente ao trato respiratório. Mas com os medicamentos manipulados, a suplementação dessas substâncias pode ser bem mais sofisticada! Isto porque os ativos podem ser combinados em uma fórmula totalmente personalizada, a fim de cuidar unicamente das suas questões individuais e objetivos. 

Leia também: Como aumentar a imunidade em tempos de pandemia

 

 

Fontes:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/atividade-fisica-fortalece-imunidade-e-ajuda-combater-estresse-e-doencas.html
https://colananutri.com.br/limao-5-motivos-para-consumi
https://ucsdnews.ucsd.edu/pressrelease/exercise_it_does_a_body_good_20_minutes_can_act_as_anti_inflammato