5 coisas que envelhecem a sua pele mais rápido!

4 minutos de leitura
5 hábitos que envelhecem a pele

Já sabemos que tomar sol em excesso e não beber água são algumas das atitudes que degradam a pele. Mas há outros hábitos que interferem tanto quanto, e talvez você nem esteja percebendo que está prejudicando sua pele.

Leia mais: Prepare sua pele para o verão

1. DORMIR POUCO

É durante o sono que o corpo libera hormônios essenciais para a reparação da pele, como a melatonina e o GH (hormônio do crescimento).

A melatonina combate os radicais livres (moléculas inflamatórias), enquanto o GH ajuda na sintetização do colágeno – proteína importante para a firmeza e juventude da pele.

Quando ocorre a privação do sono, a regulação desses hormônios fica prejudicada e você sente na pele!

2. EXAGERAR NO AÇÚCAR

Lembra quando sua mãe dizia “chocolate dá espinha?” Ela tinha razão!

O açúcar, além de aumentar a inflamação do organismo (podendo gerar acne), é responsável por um processo de envelhecimento celular chamado glicação.

A glicação é uma reação na qual carboidratos se ligam à proteínas como o colágeno, e as danificam. Resultado: perda de elasticidade e firmeza!

3. IGNORAR A POLUIÇÃO

Está aí uma inimiga invisível da pele! Os gases nocivos da poluição “grudam” na pele e estimulam a produção de toxinas que envelhecem as células.

Por isso, é interessante o uso de cremes que fazem uma barreira protetora antipoluição, pois eles dificultam a absorção dos poluentes pelo organismo.

4. NÃO FAZER EXERCÍCIO FÍSICO

A atividade física possui atividades reparadoras: melhora a circulação sanguínea da pele, o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono!

5. VIVER ESTRESSADO

O estresse aumenta o cortisol e a adrenalina – hormônios que em excesso geram mais radicais livres.

Ademais, no estresse crônico o organismo prioriza órgãos vitais como coração, cérebro e rins, e acaba distribuindo menos nutrientes e oxigênio para a pele e cabelos (piorando seu aspecto).

 

Lembre-se: sua pele é reflexo do seu mundo interno. Cuide de seus hábitos e prolongará a jovialidade dela!

E se precisar de tratamento com manipulados nós estamos a um whatsapp de distância: