5 sinais de Vitamina D baixa

5 minutos de leitura
Vitamina D baixa

Sabe quando passamos blush para dar uma “corzinha de saúde”? Isso acontece porque associamos uma pele coradinha de sol a uma pessoa saudável!

Essa percepção tem fundamento, pois tomar sol de forma adequada traz grandes benefícios ao organismo, já que é um co-fator importante na ativação da Vitamina D.

A deficiência de Vitamina D traz muitos sintomas, tanto físicos como mentais. Listamos abaixo alguns deles:

1. DOR NOS OSSOS E/OU MÚSCULOS

A Vitamina D é responsável por absorver o cálcio, mineral importante tanto para a estrutura óssea quanto para a contração muscular e produção de fibras musculares.
Por isso, sua deficiência pode acarretar em desgaste dos ossos, fraqueza muscular e, em casos mais sérios, fibromialgia e osteoporose.

2. INFECÇÕES CONSTANTES

Se você vive resfriado, gripado ou com infecções, é sinal de baixa imunidade e pode ter a ver com a Vitamina D. Estudos¹ apontam que a ação imunoreguladora da vitamina melhora o sistema de defesa, inibe a proliferação de vírus e diminui estados inflamatórios.

3. ANSIEDADE E DEPRESSÃO

A Vitamina D está relacionada à síntese de neurotransmissores ligados à motivação (dopamina), bem-estar (serotonina) e também na modulação do GABA-A – aminoácido que ajuda no relaxamento do Sistema Nervoso Central.
Algumas pesquisas² já associam pacientes com sintomas depressivos à baixa Vitamina D, assim como a melhora dos quadros na sua suplementação.

4. QUEDA DE CABELO

A Vitamina D tem atuação na estrutura dos fios e na fase anágena (crescimento) do fio capilar. Por isso, mesmo que ela não seja a causa exclusiva da queda de cabelo, a reposição de suas taxas vai ajudar na melhora do quadro.

5. FADIGA EXCESSIVA

Dores crônicas, pouca resistência muscular, imunidade baixa e desânimo são sintomas associados à baixa de Vitamina D, que pode levar a um cansaço além do normal.

 

Para saber se sua Vitamina D está baixa, consulte seu médico e faça um exame de sangue para conferir sua taxa.
Caso seja identificado um nível insuficiente da vitamina, não se preocupe, a ALQ pode te ajudar no tratamento através da suplementação!

¹Estudos Vitamina D associada à imunidade:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100007

²Pesquisas baixa Vitamina D associada à depressão e ansiedade:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28759290/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6788094/
https://link.springer.com/article/10.1007/s00210-020-02002-0