Como não abandonar os treinos e a dieta?

15 minutos de leitura

Ao iniciarmos uma rotina com exercícios físicos e uma dieta equilibrada, é comum nos frustrarmos por não conseguir manter o novo estilo de vida por muito tempo.

Mas por que isso ocorre?

Geralmente, a causa principal é uma combinação equivocada da estratégia, do tipo de treino e da dieta escolhida.

Quando começamos hábitos mais saudáveis, não levamos em consideração nossas individualidades, limitações e preferências. Somos influenciados pelas dietas da moda, pelo que “funcionou para a amiga da academia” ou pelo o que a blogueira mostrou nos stories. E queremos sempre um resultado rápido e milagroso!

Mas esse caminho tem prazo de validade.

Se você quer entender os principais pilares que quebram esse ciclo vicioso e te levam, de uma vez por todas, a uma rotina saudável e duradoura, continue a leitura! 

Neste post você vai descobrir:

– Como começar a construir a rotina ideal

– Se o autocontrole em uma dieta é o melhor caminho

– Tipos de treino e seus efeitos

– Tipos de dieta de acordo com o seu objetivo

Boa leitura!

COMO COMEÇAR A CONSTRUIR A ROTINA IDEAL

O primeiro passo é definir qual o seu objetivo com a nova rotina – tanto em questões estéticas quanto de saúde – para poder traçar a melhor abordagem para o seu perfil.

Depois é a hora de entender sobre as suas motivações em relação a atividades físicas e a alimentação:

Comece listando os exercícios físicos que gosta. Se você for sedentário, experimente atividades diferentes (como dança, corrida, luta, treinos funcionais) e perceba qual te dá mais prazer em realizar. Quanto mais gosto por determinada prática, mais fácil será de encaixá-la na rotina. O bacana aqui é pensar na atividade física como os minutinhos do dia dedicados exclusivamente a você mesmo – sem trabalho, celulares, filhos ou casa.

Em seguida liste os alimentos saudáveis que você já gosta, pois será mais fácil de incluí-los. Geralmente o preconceito com comida saudável está na falta de sabor, no custo alto e no tempo de preparo. Mas a nutricionista Thaisa Leal desbanca todas essas crenças com uma playlist no Youtube de receitas rápidas, acessíveis e gostosas. Vale conferir 🙂

É importante também listar os alimentos que não são tão saudáveis, mas que seria muito penoso de você abrir mão no começo (como, por exemplo, o pão francês no café da manhã, o chocolatinho pós almoço ou a Coca-Cola aos fins de semana). Converse com o seu nutricionista sobre isso e entenda como você pode colocá-los na rotina, a frequência e horário para consumi-los, assim como as substituições mais saudáveis para ir fazendo aos poucos. Lembre-se: a melhor dieta é a que você consegue fazer. O seu cardápio diário deve ser prazeroso para que você o sustente ao longo do tempo.  

O MITO DO AUTOCONTROLE

Muitas pessoas acreditam que para ter a saúde em dia, deve-se reprimir vontades, controlar tentações e se submeter a hábitos completamente diferentes que por vezes não as representam.

Mas é aqui que nos enganamos.

Muitos estudos na literatura recente mostram que o autocontrole talvez não seja a melhor resposta. Um estudo publicado pelo jornal Social Psychological and Personality Science demonstra que as pessoas que mais se autocontrolam não são as que mais têm sucesso. Ao que indica, a repressão dos desejos leva à exaustão mental. Em contrapartida, as pessoas que experienciam menos tentações e consequentemente não precisam se controlar têm mais êxito em suas tarefas.

Agora que você já sabe que, para ter uma rotina saudável e duradoura, é importante que ela seja agradável para você, vamos adentrar no universo dos treinos e das dietas.

Continue lendo para você entender os caminhos que podem ser feitos de acordo com seus gostos e preferências. 😉

ESTILOS DE TREINO E SEUS EFEITOS

Quando falamos de treino, é possível que o nosso primeiro pensamento seja a musculação. Porém, dentro da musculação (ou do exercício anaeróbico), podemos estruturar treinos mais focados em força, hipertrofia ou resistência, de acordo com nosso gosto e objetivo pessoal. Fora da musculação, temos exercícios mais focados na saúde cardiovascular – conhecidos como os aeróbicos. Vamos falar um pouco sobre os dois abaixo:

  1. Musculação (Exercício anaeróbico)

Como o próprio nome sugere, é o treino mais indicado para o desenvolvimento dos músculos. Através do uso de cargas, força e repetição, o tecido muscular é “destruído” e depois recomposto com um maior volume de proteínas. Para que esse processo aconteça de forma mais otimizada, é importante ter um bom consumo de proteínas e dormir bem.

A musculação pode ser dividida em treinos de:

 

  1. Cardio (Exercício aeróbico)

Este exercício é o que bota nossos pulmões para trabalhar! Seu foco principal é melhorar o condicionamento físico, a resistência e a saúde cardiovascular. A frequência dos batimentos cardíacos durante a atividade é o que determina se ela é de baixa, média ou alta intensidade.

Exemplos de exercício aeróbicos: corrida, bicicleta, transport, escada, dança, luta e esportes.

DIETA E ESTRATÉGIAS

A palavra “dieta” pode ser muito assustadora e normalmente ligada à sofrimento. Quem nunca ouviu “não faça dieta, faça brigadeiro”? Essa frase é mais um exemplo da ideia de que dietas são inflexíveis e sofridas.

Mas a verdade é que a comida, principalmente atrelada aos exercícios físicos, é a nossa maior aliada! É ela que fornecerá a energia, os nutrientes e vitaminas necessários para a gente bem fazer as atividades e melhorar a nossa composição corporal.
Entretanto, a composição das refeições e os tipos de alimento podem variar de acordo com o objetivo desejado, como por exemplo:

 SE VOCÊ DESEJA GANHAR MASSA: Nesse caso, é preciso que sua alimentação tenha bastante proteína. Isto porque ela é essencial na construção dos músculos e na definição dos mesmos. Mas não se esqueça dos outros macronutrientes! A energia proveniente dos carboidratos e a manutenção das funções hormonais proveniente das gorduras também são extremamente necessárias.

A quantidade diária recomendada de proteína costuma ser de 1,8 – 2,0 gramas para cada quilo de peso corporal. Já a quantidade dos outros macros pode ser variável. Nossa dica para eles é: sempre priorizar a ingestão de gordura boa ao invés da gordura saturada, e deixar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico (como batata, tapioca e banana) próximo à hora do treino, pois servirá como fonte de energia rápida.

SE VOCÊ DESEJA PERDER GORDURA CORPORAL: Então o foco deve ser estimular o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias diariamente do que se consome. Para isso, sua dieta precisará incluir mais alimentos low carbs e as calorias por refeições devem ser controladas. 

Mas atenção: esse déficit nunca deve ser muito agressivo e precisa ser feito com acompanhamento profissional.

Para perder gordura e ganhar massa simultaneamente, você deve treinar regularmente e ter uma alimentação que te nutra, mas que mantenha o organismo em déficit calórico.  

A ALQ PODE DEIXAR TUDO MAIS FÁCIL

Quer um empurrãozinho para ter ainda mais sucesso na nova rotina?
A Farmácia ALQ pode te ajudar! Temos ativos manipulados que dão um UP nos treinos e na construção dos músculos. 
Confira alguns deles:

-AAKG:
AAKG é a sigla para L-Arginina Alfa Cetoglutarato, um precursor da síntese de Óxido nítrico. Através dela ocorre uma potente ação vasodilatadora, que promove uma melhora na irrigação sanguínea dos tecidos – especialmente o muscular – fazendo com que mais nutrientes cheguem nos músculos e que as substâncias toxicas sejam eliminadas mais rapidamente.
O uso do AAKG, aliado a uma alimentação adequada, vai melhorar todo o metabolismo muscular e a regeneração do músculo durante E após o treino. O resultado é o aumento da hipertrofia muscular!

-Creatina:
Esse ativo aumenta os depósitos de ATP no músculo, gerando a energia que será usada em exercícios de alta intensidade (anaeróbicos).
O que acontece na prática é o aumento da tolerância do organismo e um retardo da fadiga, permitindo ao corpo trabalhar com cargas maiores e por mais tempo – dessa forma o desempenho e os ganhos são melhores!

– Cindura®
Cindura® é um ativo 100% natural e patenteado, com ação comprovada. Ele garante três funções necessárias para o crescimento muscular: aumento de testosterona; aumento da vascularização e aumento do desempenho em exercícios de força.
Ele ajuda você a alterar sua composição, perder gordura e ganhar massa magra, ficando mais forte e resistente!

Para conhecer as possibilidades de uso desses ativos, entre em contato com uma de nossas lojas:

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também