Como o 5HTP pode te ajudar na ansiedade e na compulsão alimentar

5 minutos de leitura
5htp o que é e pra que serve

Já devorou um pacote de biscoitos quando estava atarefado no trabalho? Ou recorreu à um brownie no auge do estresse? Ou à uma pizza para se distrair dos pensamentos? Quando temos dificuldade em gerir as emoções, por vezes encontramos refúgio na comida. Isso acontece porque ela nos dá imediatamente o prazer sensorial, além de resgatar memórias emocionais positivas.

O desconforto que sentimos quando estamos com ansiedade nos faz procurar uma solução imediata de bem-estar. Muitas vezes, sobra para a comida ser essa válvula de escape. Aí a fome e a ansiedade se confundem, a gente acaba ingerindo mais do que precisa e comendo o que não deve! Nesses casos, a suplementação com 5HTP pode ser uma grande aliada, pois ele ajuda na redução da ansiedade, da fome emocional e da compulsão alimentar.

Mas o que é 5HTP?

5HTP é a abreviação para L-5 Hidroxitriptofano, o precursor da serotonina, que é o neurotransmissor que regula o humor e as emoções. De modo geral, a serotonina regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano (o ciclo do sono e do despertar, quando convertida em melatonina), as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas.

A deficiência do 5HTP no organismo está implicada na depressão, na ansiedade, no apetite descontrolado, em desordens obsessivo-compulsivas e síndrome pré-menstrual. Repor essa substância no organismo contribui então para o restabelecimento da saúde mental e emocional.

O Triptofano, aminoácido precursor do 5HTP, é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios. Você também pode ingerir essa substância através de suplementação, que te dará a quantidade diária ideal. O mais legal é que o 5HTP pode ser manipulado em forma de pastilhas de chocolate, assim, além dos seus benefícios principais, ele ainda vai dar aquela ajuda extra no alívio por doces! Bacana, né? 😉

OBS: A suplementação é uma medida complementar. Nunca deixe de consultar seu médico para o tratamento adequado.

 

5HTP pastilha de chocolate
5HTP em pastilhas de chocolate | Imagem: autoral

Fontes:

http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=474205&indexSearch=ID.

http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scieloorg/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edart.org&nextAction=lnk&lang=p&in dexSearch=&exprSearch=L-5-HIDROXI-TRIPTOFANO.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-69842007000400027&script=sci_arttex.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/290757.

5-HTP The Natural Way to Overcome Depression, Obesity & Insomnia, M. Murray, ND, Bantom Books.

Martindale, The Extra Pharmacopoeia, 29a. Edição, The Pharmaceutical Press, 1989, Vol. I, pág. 376.