Cuidados com a pele no inverno

13 minutos de leitura
Cuidado com a pele no inverno

Existem as pessoas que esperam ansiosamente pelo inverno, e aquelas que contam as horas para o frio ir embora! Seja você alguém que se esconde embaixo das cobertas ou que vai para a rua curtir um clima mais geladinho, fato é que todos vivemos as consequências da queda da temperatura – e uma delas é a piora do aspecto da pele.
Por isso, se você quer entender como redobrar os cuidados com a pele nessa época do ano, vem com a gente!

Neste artigo, vamos te explicar:
– O que é a pele e suas funções;
– Porquê e como você deve manter sua pele hidratada no inverno;
– Sugestões de produtos e ativos que te ajudarão a cuidar da sua pele.

Boa leitura 😉

PELE: O QUE É E SUAS FUNÇÕES

A pele é o maior órgão do corpo humano e o reveste completamente. Ela desempenha diversas funções, tais como:

  •  Atuar como uma barreira física, protegendo o organismo contra agressões externas, como traumas, bactérias, fungos, produtos químicos e até fatores ambientais (vento, sol, chuva, etc);
  • Regular a temperatura corporal;
  • Manter o equilíbrio hídrico e eletrolítico, ou seja, a proporção de líquidos nas células;
  • Participar da síntese de Vitamina D.

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

Durante a época mais fria do ano, há uma tendência à redução da umidade do ar e da transpiração corporal. Isso resulta em uma pele muito mais seca e, consequentemente, com um aspecto menos agradável, mais sensível e propensa a lesões e algumas doenças.

Esse ressecamento atinge tanto a pele do rosto como a do corpo, e para evitar esse quadro é possível adotar alguns cuidados que manterão a pele hidratada, bonita e viçosa! Vamos lá:

  • Beba mais água – Ao passo que no calor sentimos muito mais sede, no inverno uma das primeiras coisas que esquecemos é de tomar água. Isso acontece porque no frio, o hormônio que causa a sensação de sede (ADH) muda a circulação sanguínea para os vasos centrais do corpo e inibe o alerta de sede. No entanto, mesmo com menos vontade de beber água, é um erro gravíssimo diminuirmos o consumo, já que a falta dela impacta diretamente na saúde e na pele.

As células do organismo precisam de água para funcionarem corretamente, e a água é fundamental para a pele se manter macia, elástica e forte. Portanto, não deixe de se hidratar no inverno!

Caso você tenha mais dificuldade nessa parte, vale experimentar o consumo de chás claros, que ajudam seu corpo a aquecer e se manter hidratado. 

  • Faça uma alimentação adequada – continuando nas dicas “de dentro para fora”, chegamos nos alimentos, pois o que você escolhe colocar no prato tem ligação direta com sua saúde!

    Com a pele não é diferente, já que alguns alimentos são fontes de vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante. Assim, eles ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele e a mantê-la saudável e com ótima aparência. Veja alguns para incluir no cardápio:

– Oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) – possuem vitamina E e selênio, que conservam a qualidade da pele;
– Chocolate amargo – contém flavonoides, substância antioxidante que ajuda no antienvelhecimento;
– Soja – rica em isoflavonas, substância que ajuda a evitar o ressecamento da pele e melhora sua elasticidade.

  • Evite banhos muito quentes – o combo água quente + banho demorado (costume comum no frio) é responsável por aumentar ainda mais o ressecamento da pele. Isso acontece porque a água muito quente retira a oleosidade natural que a pele produz, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
    Outro problema comum é o aumento da caspa (dermatite seborreica), já que a água quente pode desequilibrar a produção de sebo e também causar descamação do couro cabeludo.
    Dica: evite sabonetes para pele seca e esponjas que agridam muito a pele. Ao invés, dê preferência aos sabonetes neutros e esponjas macias, que mantêm a hidratação natural da pele e a tratam com mais gentileza.

  • Hidratação é a palavra do momento – por ser uma época mais favorável ao ressecamento, é preciso não descuidar do uso diário de cremes hidratantes. Dica: se aplicado após o banho, com a pele ainda úmida, o efeito será ainda melhor! 😉 Pois o hidratante vai prevenir a perda de água e ajudar a recuperar a barreira de proteção da pele.

    Todos os tipos de pele precisam de hidratação, mesmo as oleosas, então escolha o produto ideal para o seu tipo, e caso ainda não seja um costume, acrescente esta etapa nos seus cuidados diários.
    Ah, e não se esqueça dos lábios! Por sua pele ser fina e delicada, eles facilmente apresentam rachaduras causadas pelo ressecamento. Para prevenir ou promover a recuperação dos lábios, invista no uso de hidratante labial várias vezes ao dia.

  • É a época ideal para os procedimentos dermatológicos! – alguns tratamentos dermatológicos exigem que o paciente evite exposição ao sol. Para esses casos, o inverno pode ser uma boa opção para realizar esses procedimentos com menos risco. Depilação a laser e peelings são exemplos de tratamentos muito procurados no inverno.

  • Use o protetor solar – Os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam o risco de câncer de pele, possuem a mesma intensidade durante todo o ano, e sua radiação consegue atravessar as nuvens. Por isso, mesmo em dias nublados, frios ou chuvosos, o protetor solar continua sendo obrigatório para uma pele jovem, saudável e sem doenças. Explicamos mais sobre a proteção da pele com o protetor solar neste post

Nós tambémmanipulamos produtos com ativos que serão um verdadeiro carinho para sua pele. Veja exemplos:

  • Fensebiome – um ativo desenvolvido para cuidar da pele em duas frentes: reforçando a barreira física e a microbiota da pele. O Fensebiome age da seguinte forma:

– Promove uma maior diversidade da microbiota da pele e aumenta o número de bactérias benéficas;
– possui ação probiótica-like, que reforça a integridade da barreira física da pele. Os estudos* apontaram que o uso desse ativo diminuiu em até 53,6% na perda de água transepidérmica, aumentando então a hidratação da pele.
*https://www.galena.com.br/fensebiome
– o uso frequente de produtos antissépticos (que eliminam microorganismos patogênicos, como por exemplo o álcool 70 e alguns tipos de sabonetes), podem promover um desequilíbrio da microbiota da pele. O Fensebiome pode ser usado associado a ativos antissépticos para agilizar o processo de reequilíbrio da microbiota da pele.

  • Óleo de framboesa – esse ativo é obtido através da prensagem da semente da framboesa (Rubus idaeus) e é uma fonte vegetal rica nos ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9. A combinação desses ácidos proporcionam uma redução dos efeitos do stress oxidativo. Alguns outros benefícios do uso do óleo de framboesa são:

– ação anti-inflamatória;
– melhora da barreira protetora;
– ação regeneradora;
– auxílio do tratamento de peles secas e com descamação;
– auxílio na prevenção de dermatites e psoríase;
– regeneração de lesões cutâneas, como úlceras e queimaduras.

A gente garante que, com esses cuidados, o inverno não fará nem cosquinha na sua pele! 
Para conhecer mais sobre manipulados para pele, entre em contato com uma das nossas lojas clicando no botão abaixo e tire suas dúvidas! 😁

FONTES

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/conheca-cuidados-necessarios-com-a-pele-no-inverno/
https://medprev.online/blog/saude/cuidados-com-a-pele-no-inverno/
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/funcoes-da-pele/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/biologia-da-pele/estrutura-e-fun%C3%A7%C3%A3o-da-pele
https://www.galena.com.br/fensebiome