Como o estresse influencia na perda de peso

6 minutos de leitura
O estresse e o processo de emagrecimento
Imagem: Deposit Photos

Quando desejamos perder peso já pensamos em uma fórmula pronta: precisamos nos alimentar bem, tomar água e praticar exercícios físicos, para que o gasto calórico seja maior do que as calorias que ingerimos. Dessa forma perderemos peso, certo? Nem sempre! Ainda que se adote as medidas acima, se o corpo estiver em estresse crônico ou agudo, o processo de emagrecimento pode se tornar um verdadeiro desafio.

Se você está se esforçando para emagrecer e mesmo assim não tem conseguido os resultados esperados, este artigo pode conter a resposta para o seu problema!

O ESTRESSE E O CICLO DO CORTISOL

Antes de tudo vale ressaltar que, embora o cortisol seja conhecido como o “hormônio do estresse”, ele não é um vilão e participa de diversas funções para o bom funcionamento do nosso corpo! Por exemplo, ele regulariza a pressão sanguínea, controla os níveis de glicose no sangue e ajuda o sistema imunológico a evitar a liberação de substâncias inflamatórias.

O problema do Cortisol está na quebra do seu ciclo ideal – quando permanece em quantidade muito alta durante todo o dia. Em seu estado normal, o Cortisol tende a subir quando acordamos, para que o corpo tenha energia e realize as tarefas necessárias. À medida que a noite se aproxima, o seu nível passa a cair para permitir que o organismo relaxe e se prepare para o sono.

Porém, quando vivenciamos picos frequentes de estresse ao longo do dia, condicionamos o corpo a manter os níveis de cortisol sempre em alta. O organismo fica em estado constante de alerta e não consegue relaxar, pois o cortisol fica sendo liberado de forma excessiva. É justamente essa disfunção hormonal que pode estar te impedindo de emagrecer.


O EXCESSO DE CORTISOL E O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Este hormônio em demasia, por tempo prolongado, atrapalha a perda de peso, pois tende a gerar:

– Redução do gasto calórico – o que aumenta o estoque de gordura, principalmente na região da barriga;

– Diminuição da digestão e da absorção dos nutrientes – pois o corpo em estado de alerta começa a economizar a energia que seria usada nesses processos para se preparar para um momento de perigo;

– Perda de massa muscular – por causa da diminuição dos níveis de testosterona;

– Piora da ansiedade e compulsão alimentar – existe um aumento na vontade de beliscar alimentos nos intervalos das refeições e de comer alimentos ricos em açúcar, que dão energia rápida ao corpo. Além disso, esses sentimentos negativos no dia a dia podem ser descontados na comida, podendo gerar, ou agravar, uma compulsão alimentar.

COMO DIMINUIR A QUANTIDADE DE CORTISOL NO ORGANISMO

Os exercícios físicos podem ser os principais aliados de quem deseja regular as taxas hormonais, pois quando fazemos exercícios regulares e moderados liberamos endorfina e serotonina, os “hormônios do bem-estar”. Eles auxiliam na redução do cortisol e assim o nível de estresse cai. Com os hormônios mais equilibrados, damos um importante estímulo ao metabolismo, que acelera a queima de gordura e, consequentemente, a perda de peso.

Portanto, fica a nossa dica: o começo do seu emagrecimento deve partir da melhora da sua saúde emocional.  A frase “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, né?

Aqui na ALQ te ajudamos a chegar mais rápido no seu objetivo, através de manipulados que controlam o estresse e estimulam o emagrecimento. Entre em contato com a gente!

Leia também: Como o 5HTP pode te ajudar na ansiedade e na compulsão alimentar

FONTES

https://www.youtube.com/watch?v=NduahRzXOf
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/16/veja-como-o-estresse-pode-afetar-o-seu-emagrecimento.htm
https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/2.233599/movimente-se-1.916149/o-horm%C3%B4nio-do-estresse-x-emagrecimento-1.1215933
https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12413-diminuir-os-niveis-de-estresse-pode-ajudar-no-emagrecimento
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/32122-sera-que-o-estresse-esta-me-impedindo-de-emagrecer-especialista-tira-duvidas
https://cuidai.com.br/cortiso
https://drvictorsorrentino.com.br/importancia-do-cortisol-para-o-organism

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também