Exercícios Físicos – como deixar corpo e mente mais saudáveis

13 minutos de leitura
Benefícios dos Exercícios físicos
Imagem: Deposit Photos

Quando falamos sobre saúde, logo recebemos uma sugestão: praticar exercícios físicos! Em um primeiro momento, acrescentar os exercícios na rotina pode parecer desagradável ou impossível de se conseguir, mas isso não precisa ser tão complicado.

Sabemos que perder peso e manter o corpo definido são as principais motivações para as pessoas procurarem uma prática física, mas é muito comum não se adaptarem e abandonarem os exercícios depois de pouco tempo.

Não tem nada de errado em querer emagrecer, mas entender as mudanças benéficas que os exercícios regulares causam ao corpo e à mente, pode ser a chave necessária para fazer com que o que seria apenas um “projeto verão” se torne um hábito de vida duradouro. 😊

 

Se você está buscando informações para te ajudar a deixar o sedentarismo de lado, continue lendo, pois neste artigo vamos explicar:

– por que os exercícios físicos são importantes para a saúde física e mental;
– Quais são os tipos de exercícios físicos;
– Como dar um UP nos seus exercícios com ativos naturais.

POR QUE DEVEMOS FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Diversos estudos comprovam que manter o corpo em movimento é um dos pontos primordiais para se ter uma vida saudável. E se os exercícios forem acompanhados de uma alimentação equilibrada, os efeitos são ainda melhores para o aumento do bem-estar e prevenção ou cura de doenças.

Mas afinal, quais são de fato esses benefícios? Fizemos uma lista com alguns deles, confira: 👇

– Prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;

– Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares e auxiliando no controle da hipertensão;

– Aceleração do metabolismo, o que aumenta a queima de calorias e a perda de peso;

– Melhora da qualidade do sono;

– Ajuda no controle dos níveis de colesterol;

– Ajuda no controle da glicemia, pois melhora a sensibilidade à insulina, diminuindo os níveis de açúcar no sangue;

– Aumento da capacidade pulmonar e sua resistência;

– Fortalecimento do sistema imunológico, pois o exercício ativa as células de defesa e estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes;

– Proporciona mais disposição e energia para realização das atividades diárias;

– Fortalecimento dos ossos e articulações, pois promovem crescimento ósseo e aumento da resistência e densidade dos ossos;

– Construção da hipertrofia muscular e aumento de resistência e força dos músculos;

– Aumento do bem-estar e ajuda no tratamento de depressão e ansiedade, pois estimulam a produção e liberação de diversos hormônios, como serotonina, noradrenalina e dopamina – responsáveis por regular o sono, humor, apetite, memória, etc.

– Aumento da produção dos linfócitos – células de defesa que têm como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Depois dessa longa lista de benefícios, já deu para convencermos de que é fundamental se exercitar, né?

Mas agora vamos ao próximo passo: qual exercício fazer. Será que são todos iguais?

Não! Os exercícios físicos não só são diferentes, como impactam o organismo de maneiras distintas. Por isso, é importante avaliar o seu objetivo e condicionamento, para escolher algo com mais chance de adesão e menor risco de abandono.

*OBSERVAÇÃO: é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar uma prática nova, principalmente no caso de pessoas sedentárias e/ou com enfermidades. Apenas um profissional poderá identificar possíveis limitações no estado de saúde – como problemas cardiovasculares, por exemplo – e orientar corretamente o tipo de exercício físico, a frequência ideal e todos os cuidados necessários. Essa avaliação se torna ainda mais importante para idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas ou pessoas muito acima do peso ideal.

Alguns tipos de exercícios físicos:

1. Exercícios aeróbicos
Esse tipo de exercício se caracteriza por precisar de oxigênio para produzir a energia que realizará a atividade. Por isso, eles são os que mais tiram o fôlego! =’D. Ele trabalha mais de um grupo muscular e possui intensidade leve a moderada. Seus benefícios são: melhorar o condicionamento físico (resistência física), favorecer o gasto calórico, melhorar a função cardiorrespiratória, dentre outros. Sabe quando você sobe um lance de escadas e fica cansado? Se fizer mais aeróbicos deixará seu corpo preparado para esse tipo de situação. 😊

Exemplos de aeróbicos: caminhadas, corridas leves, aulas de jump, dança, ciclismo e esportes como natação, vôlei, futebol e judô.

 

2. Exercícios de resistência muscular localizada
O nome é autoexplicativo, pois aumenta a resistência muscular para melhorar a capacidade de realizar tarefas rotineiras mais facilmente. Trabalham diferentes grupos musculares de forma repetitiva e antigamente esses exercícios eram chamados de ginástica.

Exemplos: agachamento, abdominal, flexão e polichinelo.

3. Exercícios de flexibilidade
Um músculo saudável é flexível e permite que o corpo se movimente de forma livre, esticando e voltando ao formato inicial sempre que necessário. Quando não exercitamos os músculos, eles acabam ficando mais rígidos e curtos, e assim pode causar dores, limitar movimentos e aumentar a chance de lesões.

Para aumentar a flexibilidade e prevenir lesões, é necessário realizar exercícios de alongamento. Eles costumam ser feitos no início das outras práticas físicas (como treinos de força, funcional, crossfit, corridas de longa distância etc), pois ajudam a aquecer e preparar o músculo para a atividade a seguir.

4. Exercícios de força
São a famosa musculação! Com esse tipo de exercício, o volume das fibras musculares aumenta; cresce a capacidade de os músculos realizarem mais esforço e suportarem mais carga e dessa forma o corpo fica mais forte. Alguns benefícios da musculação são: melhorar problemas de dores articulares, aumentar a densidade dos ossos e ajudar o corpo a consumir mais gordura acumulada (acelera o processo de emagrecimento). Portanto, nada de achar que fazer musculação é apenas para quem quer ficar com o corpo musculoso! Ela é recomendada para pessoas com variados objetivos, e deve ser feita sempre com o acompanhamento de um profissional que poderá acompanhar o exercício e prevenir lesões.

COMO DAR UM BOOST NOS EXERCÍCIOS

Se a prática de exercícios já é um sucesso por si só, imagina potencializar os resultados com ativos manipulados ?!

Aqui na ALQ, temos potenciais aliados à sua rotina de exercícios. Conheça alguns deles!

👉 Cindura® – produto natural feito através de extratos de Garcinia mangostana e Cinnamomum tamala. Unido à alimentação saudável, este ativo traz os seguintes benefícios:

– ganho de massa e força muscular;

– aumento da resistência dos músculos;

– modulação da composição corporal, diminuindo o percentual de gordura.


👉 Peak ATP® – ativo com adaptógenos retirados de cogumelos, que ajudam na:

– Melhora do fluxo sanguíneo nos músculos;

– Aumento do ganho de força e resistência;

– Redução da fadiga;

– Hipertrofia muscular.


👉 Follidrone™ – é um modulador natural da miostatina, uma proteína que limita o crescimento do tecido muscular. É indicado para:

– Hipertrofia de massa muscular;

– Definição dos músculos.

Agora não tem mais desculpas para continuar no sedentarismo, hein!

Como vimos neste artigo, existem diversos tipos de exercícios e é bem provável que você encontre algum que te agrade, tornando a prática de atividades físicas bem prazerosa.

E as vantagens para o corpo e a mente são tantas, que temos certeza que assim que você vencer a inércia e encontrar a atividade que goste, vai ficar feliz de ter tomado essa decisão!

Para que a ALQ te ajude a dar um gás neste momento, é só entrar em contato com uma das nossas lojas:

FONTES

https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-das-atividades-fisicas.htm
https://www.tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica/
https://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/por-que-praticar-exercicios-fisicos/
https://saudebrasil.saude.gov.br/exercicio-fisico
http://www.medicinadoesporte.com/SBME_PosicionamentoOficial_1997_AtividadeFisicaeSaude.pdf
https://www.vidanatural.org.br/tipos-de-exercicios-fisicos/
https://blogeducacaofisica.com.br/resistencia-muscular-localizada/

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