Hábitos que ajudam no controle da ansiedade

5 minutos de leitura
Hábitos que ajudam a controlar a ansiedade

É comum ouvirmos alguém falando que está com ansiedade, mas você sabe o que é a ansiedade? O nosso corpo apresenta sinais físicos e mentais de acordo com o tipo de estímulo que recebe e a ansiedade é uma reação comum em momentos de estresse ou perigo, com sintomas como tensão, nervosismo e preocupação. Tudo isso é saudável e normal, pois nos ajuda na sobrevivência – nos preparando para enfrentar o perigo – e também no crescimento pessoal – já que através do desconforto podemos encontrar impulsos para resolver questões que nos incomodam.

Quando a ansiedade começa a ser um problema?

Dependendo da frequência e da intensidade dos sintomas, a ansiedade pode evoluir para uma patologia, como o Transtorno de Ansiedade, Síndrome do pânico, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), dentre outras. Essas patologias tendem a atrapalhar a vida pessoal e profissional, pois interferem diretamente na rotina e no comportamento da pessoa que as desenvolve, com sintomas psicológicos desagradáveis e em alguns casos até sintomas físicos.

Como controlar a ansiedade?

Através de mudanças nos hábitos diários é possível ajudar no controle da ansiedade, veja algumas sugestões:

  • Atividade física – Estudos mostram que a prática frequente de atividades físicas influencia não só na saúde do corpo como na saúde mental também. Os hormônios do estresse diminuem e se torna mais fácil focar os pensamentos na atividade realizada e não na causa da ansiedade. Durante a atividade física o corpo produz mais serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar.

  • Meditação e Yoga – excelentes formas de aprender a controlar o fluxo de pensamentos, unindo concentração com técnicas de respiração. Além disso a Yoga é um ótimo exercício físico, já que aumenta a força e a flexibilidade geral do corpo, estimula os sistemas cognitivo (relacionado ao desenvolvimento intelectual) e endócrino (relacionado à produção de hormônios), dentre outros benefícios físicos vindos da prática frequente dessa técnica.

  • Dormir bem – Uma boa noite de sono impacta diretamente na qualidade do dia seguinte, pois além do descanso físico, é durante o sono profundo que o cérebro consegue reorganizar suas conexões, auxiliando na diminuição da ansiedade. A criação de uma rotina noturna pode ajudar a quem tem dificuldade a dormir. Outro possível aliado é o hábito de tomar chás que auxiliam a ter um sono mais tranquilo, sempre alguns minutos antes de deitar. Para dicas de quais chás auxiliam a ter um sono reparador clique aqui.

Lembre-se que é possível tratar a ansiedade, busque um profissional especializado para orientá-lo sobre o melhor tipo de tratamento de acordo com seu quadro. É importante evitar a automedicação, apenas um médico adequado poderá avaliar seu caso e orientar sobre medicação de forma segura.

 

Leia tamém: Como o 5HTP pode te ajudar na ansiedade e na compulsão alimentar.

Fonte:
https://mariangelaguerra.com.br/ansiedade/
https://www.psicologosberrini.com.br/ansiedade-sintomas-e-tratamento/
https://www.jasminealimentos.com/qualidade-de-vida/transtorno-de-ansiedade/
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/11/dormir-bem-e-remedio-poderoso-contra-ansiedade-dizem-especialistas.html
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/10/4-motivos-pelos-quais-fazer-exercicio-fisico-e-bom-para-o-cerebro.html
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/beneficios-do-yoga-para-reduzir-a-ansedade