Home Office – Dicas para aumentar a produtividade e diminuir a ansiedade

16 minutos de leitura
Dicas para trabalho Home Office
Imagem: Deposit Photos

A pandemia do Covid-19 mudou drasticamente a rotina das pessoas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Uma das mudanças mais visíveis e impactantes foi o tempo que elas passaram a ficar em casa, devido à diminuição dos encontros sociais e do crescimento acelerado de empresas que adotaram o trabalho remoto (home office) ou híbrido – quando o funcionário trabalha alguns dias em casa e outros na empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada de maio a novembro de 2020, e divulgada recentemente pelo Ipea, 11% dos trabalhadores ativos no Brasil realizaram suas atividades de forma remota. Isso representa um total de 8,2 milhões de pessoas. Comparando com os 3,8 milhões de brasileiros que trabalharam em home office em 2018, tivemos um aumento de 115% nesses dois anos!

Quer saber como se adaptar melhor a essa tendência do mercado? Continue lendo este post! 😉


Neste artigo vamos falar sobre:
– Pontos positivos e negativos sobre o trabalho remoto;
– Dicas para tornar o home office mais produtivo;
– como aumentar a concentração e o foco e combater o estresse e a ansiedade.

HOME OFFICE É BOM OU RUIM?

Como quase tudo na vida, o home office possui pontos positivos e negativos, tanto para as empresas como para os funcionários.

Para a empresa

➡️ Pontos positivos – o principal benefício para as empresas que adotam este modelo é a redução de custos com estrutura e contas fixas. Muitas devolvem suas salas e não precisam mais pagar aluguel, luz e água, por exemplo.

➡️ Pontos negativos: em contrapartida, muitos empresários ainda se sentem inseguros em manter seus funcionários fora do ambiente corporativo, com medo de queda na qualidade do trabalho. Mas algumas pesquisas mostram que cresceu o número de profissionais em cargos de liderança que observaram uma melhora na produtividade das equipes que estão em trabalho remoto.

Para os funcionários

➡️ Pontos positivos: A ideia de trabalhar de casa costuma agradar a todos em um primeiro momento, afinal não pegar trânsito e transporte público é um verdadeiro alívio! E o tempo, que até então seria usado nesse deslocamento casa-trabalho, pode ser aproveitado para outras atividades. A flexibilidade de horário também costuma ser maior, e o indivíduo tende a estar mais presente de seus familiares e pets.

➡️ Pontos negativos: Porém nem tudo são flores, e há fatores que fazem muita gente não ser fã deste modelo! Os pontos fracos permeiam questões como: sensação de redução do nertworking, aumento das interferências externas que tiram o foco (como filhos e obras no vizinho), sensação de solidão, dificuldade de separar vida pessoal e profissional e até um aumento nas horas trabalhadas – devido à ilusão de se estar sempre disponível, por estar em casa.

Se você trabalha de home office e, mesmo depois de 1 ano, ainda vive as dificuldades dessa adaptação, saiba que é possível ajustar alguns hábitos para tornar sua rotina mais confortável e fácil. Listamos algumas dicas. 👇

DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NO HOME OFFICE

1. Se arrume e arrume o seu local de trabalho.

Que atire a primeira pedra quem nunca passou um dia inteiro trabalhando de pijama no sofá! Sentimos te informar, mas a longo prazo, essa não é a melhor ideia para a sua produtividade.

Escovar os dentes, arrumar o cabelo e trocar de roupa são tarefas simples que vão ajudar o seu cérebro a entender que você está pronto para um novo dia cheio de tarefas!

Da mesma forma, separar um local para trabalhar, que seja limpo e confortável e de preferência afastado do quarto, com todas as ferramentas necessárias, também vai ajudar a virar a chavinha do trabalho na sua cabeça. Portanto, evite trabalhar da cama ou no seu local de descanso.

No final do dia, quando tirar a “roupa de trabalho” e voltar para o seu pijaminha, estará pronto(a) para cuidar da sua vida pessoal e deixar as demandas laborais para o dia seguinte.

2. Organização e disciplina valem ouro.

É fácil se perder quando temos que conciliar tarefas de naturezas diferentes em um mesmo ambiente, portanto é primordial ter muita organização e disciplina!

Pode ser na sua agenda do celular ou planner de papel, o importante é organizar seus horários e compromissos para que o trabalho e as tarefas domésticas não se atropelem. Reuniões pelo Zoom, datas de entregas de trabalho, horário para levar o cachorro para passear, organização das refeições… quanto melhor estruturado, mais fácil será manter sua vida funcionando. 

Quando confiamos apenas na memória, aumentamos a chance de erro e frustração. Então tenha os calendários, alarmes e agendas como seus melhores amigos!

3. Crianças e adolescentes em casa

Passar pela pandemia com filhos em casa é ainda mais desafiador. Se esse é o seu caso, a dica anterior é ainda mais importante e sua maior aliada será a rotina!

Ter horários bem definidos para acordar, comer, estudar, trabalhar e descansar, costuma ajudar no controle da casa e na organização de várias agendas ao mesmo tempo.

Assim como o horário de trabalho é importante, programar intervalos para dar atenção às crianças e animais de estimação costuma gerar bons resultados. Então não deixe de reservar um momento para a família. 😊

4. Cuide do corpo e da mente.

Quando trabalhamos sozinhos, sem colegas de trabalho para conversar, saídas para almoço e pausas para o cafezinho, tendemos a passar muitas horas sentados realizando as mesmas tarefas. Fuja desse sedentarismo e procure por atividades físicas. Pode ser Yoga, corrida, dança, o importante é se movimentar de forma regular!

À propósito, você sabia que praticar exercícios físicos é uma das principais formas de liberar os hormônios da felicidade?

Ou seja, você ao mesmo tempo que cuida do seu corpo, manda embora o mau humor, estresse, ansiedade e tantas outras sensações desagradáveis!

COMO TER MAIS ENERGIA E MENOS ESTRESSE NO TRABALHO REMOTO

Não podemos ignorar que, além das mudanças na rotina, a pandemia traz efeitos emocionais e físicos que impactam no nosso humor, no funcionamento do nosso corpo e, consequentemente, na nossa produtividade. Dificuldade de se adaptar à nova rotina, cansaço, aumento do estresse e da ansiedade, se tornaram reclamações recorrentes.

Você se identifica com alguma das situações abaixo?

– As notícias te causam estresse e ansiedade;
– A memória não é mais a mesma e/ou qualquer bichinho voando te distrai;
– Conta as horas para o final de semana, pois não tem ânimo para nada;
– Toda semana é uma promessa de começar a se exercitar, mas não consegue ter energia para se mexer.

Se a resposta foi SIM, saiba que aqui na ALQ temos ativos bem legais para ajudar a combater esses problemas! Te apresentamos alguns deles logo abaixo.

*OBSERVAÇÃO: Caso esteja sentindo alguns desses sintomas, é muito importante realizar uma visita médica para encontrar o diagnóstico correto e tratamento adequado!

  • TEACRINE – Para dizer adeus à dependência dos cafezinhos!

O Teacrine é um ativo com alta concentração de teacrina, substância amplamente encontrada no cupuaçu e no café. Ele é tido como se fosse um “primo da cafeína”, mas com propriedades mais interessantes ao consumo humano, uma vez que:
– Aumenta a energia física e mental, mas sem causar os efeitos indesejáveis da cafeína, como nervosismo e irritabilidade;
– Seu efeito no organismo tende a ser mais longo do que o café, estabelecendo-se por 4 a 6 horas (enquanto o café é de 1 a 2 horas);
– Melhora a concentração percebida e o foco, além de reduzir o estresse;
– Aumenta a motivação para a realização de exercícios físicos.

  • RHODIOLA ROSEA –  Para lidar melhor com a mudança brusca de rotina.

A Rhodiola é uma planta bastante utilizada na medicina tradicional chinesa. Ela apresenta as seguintes características:
– Interfere no sistema nervoso central, aumentando a concentração e o poder físico e mental;
– Possui efeito adaptógeno, ou seja, ajuda o organismo a reagir melhor à situações de mudanças e quebras da zona de conforto.
– Melhora a atividade antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres.

  • RELORA® – Para acalmar o coração e ter noites bem dormidas!

Este ativo é uma combinação patenteada de constituintes ativos de 2 plantas: o honokiol e a berberina. Tem como função:
– Reduzir os efeitos causados pelo estresse, inclusive a compulsão alimentar;
– Promover efeito ansiolítico, melhora do humor e diminuição da fadiga;
– Normalizar os níveis do cortisol, regularizando o sono.

  • MACA PERUANA – para aumentar a energia e aparecer radiante nas reuniões virtuais 😉

Tubérculo encontrado na região andina do Peru, a Maca tem propriedades afrodisíacas e energizantes. Seus principais benefícios são:
– Aumentar os níveis de energia, melhorando a disposição física e mental.
– Melhorar a memória e a concentração.
– Auxiliar no aumento da libido e da fertilidade;
– Aliviar sintomas da TPM e menopausa;

Estes ativos são feitos de forma manipulada e, por serem mais naturais, são mais fáceis de serem acrescidos no dia a dia, pois costumam ter boa aceitação por parte do organismo!

Converse com o seu médico ou com nossa equipe para entender as possibilidades de uso. 😊

FONTES

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/15/home-office-atinge-11percent-dos-trabalhadores-no-brasil-diante-da-pandemia-aponta-ipea.ghtml
https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2019/12/18/home-office-bateu-recorde-no-brasil-em-2018-diz-ibge.ghtml
https://www.sbtnews.com.br/noticia/coronavirus/169723-pesquisa-aponta-que-maioria-de-profissionais-quer-seguir-em-home-office
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/31/ficar-em-casa-da-trabalho-mas-home-office-veio-para-ficar-dizem-pesquisas.htm
https://neilpatel.com/br/blog/home-office/
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2018/02/THEACRINE.pdf
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/RHODIOLA.pdf
https://infinity.2site.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Relora.pdf

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também