O que é homeopatia e como funciona

5 minutos de leitura
Homeopatia - o que é e como funciona

A homeopatia busca de forma mais natural e profunda reestabelecer o equilíbrio da energia vital do paciente, tanto com o objetivo de prevenir como de tratar doenças físicas e psicológicas. A homeopatia também pode ser usada para tratar animais e plantas.

Quais as diferenças da homeopatia em relação ao tratamento alopático?

A medicina alopática tem como objetivo corrigir o sintoma ou a fonte deste através de medicamentos de ação química. Já a homeopatia busca, de forma holística e profunda, sanar os vícios e males que afetam o indivíduo fortalecendo o seu organismo. Um dos conceitos principais da homeopatia é ser uma terapêutica reacional – ou seja, estimula a reação do próprio organismo ao combate da doença ou desequilíbrio. Dessa forma, ela promove uma “cura orgânica”, evitando a introdução de substâncias que posteriormente podem causar dependência do indivíduo.

Ambos os tratamentos, alopático e homeopático, podem ser combinados, a fim de se obter o diagnóstico mais adequado e minucioso, promovendo a restauração do bom funcionamento do organismo.

Existem diversos medicamentos homeopáticos registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim como os medicamentos alopáticos, estes medicamentos precisam garantir a eficácia e segurança no processo de registro, seja por meio de testes clínicos ou com a utilização de compêndios homeopáticos aceitos pela Agência. O medicamento ARCHEUS, do laboratório Lotusfarma, é um exemplo e foi registrado na ANVISA em 2017.

Como funciona a homeopatia?

Os medicamentos homeopáticos são feitos com substâncias diluídas e menos agressivas ao organismo e esse tipo de tratamento tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia diminui as crises de doenças crônicas, como rinite e asma. Além disso, o custo do tratamento é mais baixo, quando comparado às terapias convencionais.

A homeopatia também procura tratar o organismo como um todo. Ela vai agir no que “causa” a doença, e não na “consequência” da doença (os sintomas). Exemplo: Se o paciente tiver crises frequentes de ansiedade, a homeopatia procura tratar o desequilíbrio que causa essa condição, diminuindo as frequências e aliviando os sintomas.

É válido ressaltar que o tratamento homeopático não é uma filosofia, mas uma medicina cientificamente comprovada, regulamentada pela ANVISA e produzida por Regras Específicas. Possui comprovada eficácia em estados de gravidez, dentição, menstruação, menopausa e sono.

De maneira resumida, o tratamento homeopático compreende benefícios tais como:

  • Trata o indivíduo como um todo, e não somente a doença.
  • É menos agressiva, pois atua pelo estímulo energético e não pelo efeito químico de um medicamento.
  • É adequada para as crianças.
  • Pode ser utilizado com outros medicamentos.
  • Trabalha com a prevenção e restauração do equilíbrio energético do indivíduo.
  • Não polui o meio ambiente.
  • Não possui efeito colateral ou dependência, quando tomado de acordo com indicação profissional.
  • O tratamento é personalizado de acordo com a particularidade de cada organismo.