Hormônios da felicidade: quais são e como liberá-los

8 minutos de leitura
Hormônios da felicidade quais são
Imagem: Deposit Photos

Como o corpo controla a hora de sentir fome? Por que o coração dispara quando vemos a pessoa amada? De onde vem a libido? O que controla o ciclo menstrual? A resposta para essas e tantas outras perguntas está nos hormônios!

Os hormônios são essenciais para o funcionamento de todos os sistemas do corpo humano, pois influenciam em nosso crescimento, reprodução, comportamento e metabolismo. Eles são moléculas produzidas pelo sistema endócrino que atuam regulando a função de outras células. Em cada célula-alvo existe um receptor hormonal, com capacidade de se ligar apenas ao hormônio adequado para ela, ou seja, cada hormônio atua de forma específica apenas na célula para qual ele foi designado.

O QUE SÃO HORMÔNIOS DA FELICIDADE

Existem diversos tipos de hormônios, mas hoje falaremos sobre os que ficaram conhecidos como “hormônios da felicidade” ou “quarteto da felicidade”, por cuidarem do humor e de sensações de alegria, recompensa e bem-estar. São eles: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações pré-definidas, os hormônios da felicidade regulam funções como sono, fome e frequência cardíaca. Por isso, quando os níveis desses hormônios se desequilibram, o corpo sofre reações indesejadas, que podem resultar em mau humor, estresse, dificuldade para dormir, ganho de peso, desmotivação, ansiedade e, em casos mais graves, podem levar à depressão.

O estilo de vida impacta diretamente na produção e liberação dos hormônios da felicidade. Para manter os níveis altos e aproveitar seus benefícios é necessário possuir hábitos saudáveis, como por exemplo:

  • ter uma alimentação equilibrada, com frequente consumo de vegetais, grãos e frutas, e evitando açúcar, frituras e comidas ultra processadas;
  • praticar atividades físicas regulares;
  • tomar sol;
  • ter momentos de lazer e relaxamento frequentes;
  • dormir bem (noites de sono ininterrupto e com média de 7/8 horas por noite);
  • meditar.

COMO ESTIMULAR OS QUATRO HORMÔNIOS DA FELICIDADE

  • Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor produzido principalmente no intestino e é responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. Além de ajudar a equilibrar o humor, também age em funções fisiológicas como movimentos peristálticos, circulação sanguínea e integridade cardiovascular.

Formas de estimular a serotonina:

– a prática de atividades físicas é a principal forma de estimular este hormônio!;

– praticar atividades relaxantes, como meditação e massagem;

– tomar banho de sol;

– suplementar com 5HTP.

  • Dopamina

Esse hormônio é o responsável pelos processos motivacionais e por incentivar a busca pelo prazer. Ele nos proporciona sensação de recompensa sempre que completamos uma tarefa ou objetivo. Também atua no controle de movimentos, no aprendizado, cognição e memória.
Se você tem um grande objetivo, pode dividi-lo em pequenas tarefas possíveis de serem cumpridas, assim se manterá motivado cada vez que alcançar uma dessas metas. Receber elogios também provoca uma descarga de dopamina, causando uma sensação de bem-estar.

Formas de estimular a dopamina:

– criar metas e cumpri-las;

– praticar exercícios físicos prazerosos, como dança, esportes e caminhada;

– reforçar o sistema antioxidante, através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e Flavonóides;

 

  • Endorfina

Esse hormônio é um poderoso analgésico natural produzido pelo hipotálamo. É liberado pelo organismo em situações de dor e estresse, permitindo ao corpo que reaja à tensão e lide com o desconforto. O corpo fabrica endorfina principalmente em atividades físicas de alto impacto, durante as relações sexuais e orgasmos. Por isso, a prática sexual regular é indicada para manter o nível de endorfina alto.

Outras formas de estimular a endorfina:

– tomar banho frio, uma vez que o choque térmico entre o corpo quente e a água libera a produção do hormônio.

– dormir mais, pois a privação de sono afeta a produção de endorfina;

– tomar sol;

– sair com amigos (ter interações sociais positivas;

– comer alimentos saborosos;

– fazer sessões de acupuntura.

 

  • Ocitocina

A ocitocina é conhecida como o “hormônio do amor”, pois é responsável por promover sensação de calma e confiança, ajudar a criar laços nos relacionamentos, diminuir a memória de experiências ruins, potencializar o desejo sexual feminino e o orgasmo masculino. Também é produzido durante o parto para estimular as contrações do útero e liberar o primeiro leite.

Formas de estimular a ocitocina:

– abraçar demoradamente;

– acariciar animais;

– ajudar o próximo;

– suplementar diretamente o hormônio (sob prescrição médica).

Se você anda desanimado e cabisbaixo, perceba quais dos itens que citamos acima estão precários na sua vida e procure trazê-los mais para a sua rotina.

Com a constância desses hábitos, aos poucos você vai observar a melhora no seu bem-estar – e isso a gente garante, pois não é magia, é bioquímica! 😊

 

Leia também: Como aumentar a imunidade em tempos de pandemia

FONTES

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/os-hormonios-da-felicidade

https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/hormonios.htm

https://helloclue.com/pt/artigos/ciclo-a-z/o-que-voce-precisa-saber-sobre-hormonios

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-hormonio.htm

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também