A insônia e o ciclo circadiano

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A insônia e o ciclo circadiano
Imagem: Deposit Photos

Dormir rápido, a noite toda e acordar renovado. Seria um sonho? Ter dificuldades para dormir em situações pontuais e esporádicas é normal, pois mudanças no sono ocorrem quando estamos muito animados ou preocupados. Porém, quando essa condição se torna frequente e duradoura– 3 meses ou mais – já é um indício de transtorno de insônia crônica que requer avaliação e tratamento.

Aproximadamente 30% a 50% dos brasileiros sofrem com insônia, o que impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde dessas pessoas. As causas podem ser orgânicas ou psíquicas e a insônia pode ser o sintoma de alguma doença ou a própria doença em si.

A principal causa da insônia está ligada ao estresse. Outras causas comuns são:

  • Depressão;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Maus hábitos de sono (como dormir com a TV ligada);
  • Alterações hormonais, como na menopausa e gravidez;
  • Mudanças contínuas de horários;
  • Excesso de bebidas e alimentos estimulantes;
  • Condições médicas incômodas, como dores crônicas.

A INSÔNIA E O CORTISOL

O que nós conhecemos comumente como relógio biológico, é um processo chamado de ciclo circadiano. Esse processo regula os horários e estímulos do organismo no dia-a-dia, como alimentação, renovação celular, temperatura corporal e sono.

Os grandes responsáveis por deixarem o ciclo circadiano regulado são os hormônios, principalmente o cortisol, por isso é essencial manter suas taxas em níveis adequados. Pela manhã, o cortisol é produzido e liberado pelas glândulas suprarrenais, condicionando o corpo a ficar alerta e preparado para executar as atividades do dia. Ao final do dia, o nível desse hormônio tende a cair e a produção de melatonina aumenta, permitindo que o organismo relaxe e pegue no sono.

Esta é a situação normal de um indivíduo saudável. Entretanto, quando vivenciamos frequentes picos de estresse, o corpo – independente do horário – volta a produzir e liberar cortisol, comprometendo o ciclo natural e causando efeitos indesejados, como a insônia. 

COMO MANTER OS NÍVEIS DE CORTISOL EQUILIBRADOS PARA DORMIR MELHOR

Para manter a modulação do cortisol é indicada a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação equilibrada e noites de sono bem dormidas.

Ainda assim, sabemos que o pontapé inicial para a mudança de atitudes é difícil e o resultado vem no médio a longo prazo. E quem tem insônia, tem pressa, né?

É nessa hora que os fitoativos são verdadeiros salvadores da pátria! Eles ajudam, em menor tempo e de maneira natural, a combater o estresse e conseguir não somente noites bem dormidas, como também dias mais produtivos e de bem-estar. 

Conheça abaixo os ativos que recomendamos para o tratamento da insônia:  

ProSleep® – Fitoterápico à base de Berries.

  • Relaxa e reduz a ansiedade relacionada a insônia;
  • Reduz o tempo que leva para iniciar a dormir;
  • Melhora a qualidade e aumenta duração do sono;
  • Não causa sonolência no dia seguinte;
  • Não causa dependência.

Ansiless® – Fitoativo com ação ansiolítica natural.

  • Diminui a ansiedade;
  • Reduz a compulsão alimentar;
  • Melhora o humor;
  • Promove a qualidade do sono;
  • Alivia os sintomas do estresse.

Relora® – Vem da combinação de ativos de plantas, o honokiol e a berberina.

  • Normaliza os níveis de cortisol;
  • Diminui os efeitos causados pelo estresse;
  • Previne o ganho de peso associado ao estresse;
  • Melhora o humor;
  • Diminui a fadiga;
  • Estimula o desempenho físico;
  • Regulariza o sono.

Zembrin® – fitoterápico extraído da planta Sceletium tortuosum.

  • Reduz a ansiedade e o estresse;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora o humor e ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e o raciocínio;
  • Combate a compulsão alimentar e os sintomas da TPM e climatério.


Todos esses ativos podem ser manipulados e combinados com outras substâncias, para um tratamento personalizado e eficiente ao seu caso!

FONTES

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/insonia/

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dicas-para-acabar-com-insonia

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/14/insonia-pode-ser-sintoma-ou-doenca-e-a-solucao-e-quase-sempre-sem-remedios.htm

https://www.tuasaude.com/insoni

https://www.tuasaude.com/ciclo-circadino/

https://www.iberomagistral.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-110353.pdf

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