Pre e probioticoterapia – Como cuidar do seu intestino

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cuidando do intestino com Prebióticos e probióticos
Imagem: Deposit Photos

Você sabia que existem trilhões de microorganismos vivendo dentro do seu intestino? Eles são principalmente bactérias e fungos e compõem a microbiota intestinal – também conhecida como flora intestinal. Ao contrário do que se possa imaginar, esses seres são essenciais para o organismo funcionar de forma adequada, e o desequilíbrio populacional deles no intestino pode resultar em diversos problemas.

A RELAÇÃO ENTRE A MICROBIOTA E A SAÚDE HUMANA

A microbiota contém tanto bactérias benéficas (que contribuem para a nossa saúde), quanto maléficas (que fazem o oposto).

As bactérias benéficas são responsáveis por manter a integridade da mucosa intestinal, regular o intestino, ajudar o sistema imune, controlar a proliferação de bactérias patogênicas e manter a absorção adequada dos nutrientes.

Tê-las em uma maior quantidade no intestino é um indicador não só de boa imunidade, como também de corpo e mente saudáveis. Isto porque o intestino:

  •  é o responsável direto por boa parte da nossa nutrição e hidratação, uma vez que absorve a maioria dos nutrientes e da água usada no processo de digestão;
  • possui um sistema nervoso próprio e se comunica diretamente com o cérebro, enviando sinais químicos que influenciam em nossas emoções e na saúde mental.
  • é o órgão que produz a maior parte da serotonina do organismo – hormônio responsável por regular sono, apetite e humor;
  • tem a função de controlar a proliferação de bactérias patogênicas, prevenindo o desenvolvimento de inflamações, irritações e infecções. 

QUANDO HÁ UM DESEQUILÍBRIO NA FLORA INTESTINAL

A flora intestinal desequilibrada gera o que chamamos de disbiose – quando o volume das bactérias patógenas se torna maior do que das benéficas. Esta situação pode desencadear efeitos nocivos ao organismo, que vão desde alterações no trânsito intestinal (como constipação ou diarreia), como o desenvolvimento de obesidade, dermatites e depressão.

A flora desregulada também está associada à candidíases de repetição, resfriados constantes, sinusites, entre outros.

Os principais fatores que contribuem para o aumento das bactérias maléficas são:

  • Consumo excessivo de alimentos industrializados, processados e açucarados.
  • Uso excessivo de antibióticos;
  • Estresse crônico;
  • Consumo de álcool e cigarro;


Para evitar ou reverter esse quadro, é ideal a alimentação balanceada, a ingestão adequada de água e, quando necessário, a suplementação com pré ou probióticos.

TRATAMENTO COM PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS

A pre ou probioticoterapia consiste em aumentar o número de bactérias do bem e diminuir as patogênicas através da introdução de pre e probióticos na rotina.

Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Os probióticos são as próprias bactérias do bem. Ao consumi-las, elas irão repovoar a microbiota intestinal e assim melhorar a capacidade do organismo de absorver nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções. Os probióticos podem ser encontrados em alguns alimentos – como iogurte natural, kefir e leite fermentado – ou ingeridos a partir da suplementação. ⠀

Já os prebióticos são as fibras de origem vegetal que o sistema digestivo não consegue digerir. Eles servem como alimentos para os probióticos, por isso seu consumo é muito importante para a manutenção da quantidade dessas bactérias. Os prebióticos também são encontrados na forma de suplementos e em alimentos como aveia, feijões, alho e cebola. ⠀

A suplementação é a forma mais prática e eficaz de conseguir níveis suficientes de prebióticos e probióticos no intestino. Decidir por manipulá-los te permite encontrar a melhor terapia possível, pois o prescritor escolhe as cepas específicas para o seu tratamento e pode fazer combinações personalizadas. Inclusive, é possível combinar pré e probióticos em um mesmo medicamento, aumentando ainda mais as chances de um bom resultado! 

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Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=bvRSFi9A4sw

https://www.youtube.com/watch?v=9nBj-FpUcyw

https://www.cell.com/immunity/fulltext/S1074-7613(18)30245-0

https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/

https://www.megaimagem.com.br/blog/saude-do-intestino-o-que-e-microbiota-intestinal

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