Medicamento de uso tópico – para que serve e como usar

12 minutos de leitura
Medicamento de uso tópico

Existem diversas formas de medicamentos disponíveis no mercado, como em cápsulas, xaropes, pomadas e injetáveis. Diante de tantas possibilidades, você saberia dizer qual é a melhor para o seu tratamento?
A resposta é simples: depende!
A forma do medicamento indicada varia de acordo com o problema a ser combatido.

Boa parte dos tratamentos receitados são sistêmicos, ou seja, feitos para serem ingeridos de forma oral ou injetados na corrente sanguínea, de modo que se espalhem pelo organismo e causem os efeitos desejados.
Porém, quando é necessária uma ação local com controle da absorção dos ativos e suas dosagens, a melhor opção é o medicamento de uso tópico.

É sobre este tipo de medicamento que falaremos no artigo de hoje! 😉

Neste post, você vai saber:
– o que é um medicamento de uso tópico;
– a diferença entre medicamento tópico e cosmético;
– os cuidados ao utilizar medicamentos tópicos;
– opções de tratamentos tópicos na ALQ.

MEDICAMENTOS DE USO TÓPICO  X  COSMÉTICOS

– Os medicamentos de uso tópico são aqueles que devem ser aplicados diretamente na pele e possuem efeito terapêutico, com ação profunda e comprovada cientificamente através de estudos clínicos.
Neles, o ativo – substância que faz com que o medicamento promova os efeitos desejados – é misturado a um veículo inativo, para ser aplicado sobre a pele. O veículo é escolhido de acordo com o objetivo, pois pode agir superficialmente ou penetrar na pele; ter uma absorção mais rápida ou mais lenta. São exemplos de veículos:

  • Pomada
  • Creme
  • Loção
  • Solução
  • Gel
  • Spray

Esse tipo de medicamento é o mais utilizado para problemas dermatológicos, porém seu uso vai além desse (como explicaremos no tópico “Opções de tratamentos tópicos”!). Seu uso é somente mediante prescrição médica ou farmacêutica.

– Já os cosméticos que usamos na pele têm como objetivo melhorar sua aparência, mas sem o poder de mudar sua estrutura ou proporcionar um tratamento profundo. Portanto sua absorção e ação são menos intensas do que as dos medicamentos.
Eles também podem ser feitos em diversos veículos e não é necessário comprovação científica de sua eficácia. Podem ser comprados sem prescrição médica ou farmacêutica*.

*IMPORTANTE: mesmo que os cosméticos possam ser comprados livremente, é indicado cuidado em seu uso. Observe possíveis reações alérgicas e sempre procure um médico em caso de sintomas adversos.

CUIDADOS AO UTILIZAR MEDICAMENTOS TÓPICOS

É sempre fundamental tomar alguns cuidados ao manusear medicamentos. Com os de uso tópico, esses cuidados devem ser redobrados, pois a eficácia do tratamento depende da obediência do paciente em relação ao modo de uso do produto.  
Listamos abaixo os cuidados que você deve ter antes, durante e depois do uso:

  • A higiene das mãos e do local onde o produto será aplicado é muito importante! Lave-os e seque-os bem antes de manusear seu medicamento.
  • Observe atentamente a quantidade e a frequência prescrita, pois a dosagem correta para sucesso do tratamento dependerá disso.
  • Ao passar o medicamento, faça uma massagem delicada sobre a pele, para que seja completamente absorvido, ou bem espalhado na área a ser tratada (o nível de absorção vai depender do veículo utilizado).
  • A menos que tenha sido uma orientação médica, não coloque curativos, plástico filme ou outro tipo de cobertura na área em tratamento.
  • Se a quantidade aplicada for muito maior do que o indicado, há um aumento no risco de reações adversas. Porém, mesmo quando usado adequadamente, é sempre bom observar a reação do seu corpo. Se algo parecer errado ou incômodo, procure o médico!

OPÇÕES DE TRATAMENTOS TÓPICOS

Na Farmácia ALQ, nós manipulamos tanto medicamentos como cosméticos para uso tópico. Veja alguns exemplos!

  • Cremes, séruns e pomadas dermatológicas: vão desde tratamentos estéticos mais profundos, como melasmas, até tratamentos para doenças dermatológicas, como psoríase. Para estes tipos de medicamentos utilizamos em nossos laboratórios um equipamento chamado Moinho. Ele funciona com rolo triplo e tem como função reduzir em nanopartículas as preparações de uso tópico.
    Através da passagem nos rolos, a preparação consegue ser “dispersa”, ficando mais fina. Na prática, isso garante uma pasta que terá melhor aderência à pele do paciente, garantindo uma maior absorção e melhor eficácia do tratamento.
farmacêutica laboratório moinho
Farmacêutica exibe o Moinho em um dos laboratórios ALQ.
  • Produtos para Cabelos: temos shampoos, loções e condicionadores que ajudam no tratamento capilar, seja para quem quer prevenir problemas ou melhorá-los. Temos ativos que ajudam a:
    – diminuir a queda de cabelo;
    – estimular o crescimento capilar;
    – fortalecer os fios.
    – eliminar a caspa/ dermatite seborreica;

  • Nanopérolas para a pele: neste tipo de produto, o ativo é inserido em pequenas partículas (que parecem pérolas). Essas pérolas apenas estouram quando o usuário aperta a válvula, já para passar na pele. Dessa forma, o ativo é melhor preservado da luz e oxidação, e tem seu efeito potencializado!

Cada Nanopérola terá o benefício correspondente ao ativo que abriga.
Veja os principais benefícios de cada uma das 3 versões disponíveis aqui na ALQ:

🖤 Nano Pérolas de Caviar:
– Antioxidante e reparadora
– Anti-inflamatória
– Cicatrizante
– Antirrugas

🖤 Nano Pérolas de Retinol (Vitamina A):
– Estimula a renovação celular
– Reduz rugas e linhas de expressão
– Retarda o envelhecimento biológico
– Previne o fotoenvelhecimento

🖤 Nano Pérolas de Vitamina C:
– Estimula a produção de colágeno
– Inibe a formação de manchas
– Clareia a pele

Nanopérolas ALQ
Nano Pérolas ALQ. Da Esquerda para a Direita > Nano Pérola de Retinol, Nano Pérola de Vitamina C e Nano Pérola de Caviar.
  • Reposição hormonal: a reposição de alguns hormônios também pode ser feita através da pele. O hormônio é manipulado em uma base que é aplicada na pele e absorvida através da circulação sanguínea. Veja porque essa opção é vantajosa:

– O medicamento é absorvido lentamente e de forma constante;
– Auxilia a adesão no tratamento de pacientes que precisam tomar diversos medicamentos ao longo do dia, por não ser mais uma cápsula;
– É uma boa opção para pacientes que estejam com episódios de vômitos e diarreias;
– Evita os incômodos gastrointestinais que podem ser causados por medicamentos de via oral.
– Em caso de necessidade, sua ação pode ser interrompida com facilidade, através da remoção do medicamento da superfície da pele.

reposição hormonal testosterona

Paciente na fase do climatério fazendo reposição de testosterona. Imagem autoral.

  • Protetor solar e hidratantes: produtos de uso cotidiano, como protetor solar e hidratante, também podem ser manipulados. A maior vantagem de comprá-los na versão manipulada é poder associar a principal função à algum outro tratamento, incluindo em sua fórmula ativos que tragam benefícios como:⠀
    – Ação clareadora da pele
    – Ação Anti-idade
    – Efeito Revitalizante⠀
    Dessa forma, é possível unificar em 1 só produto vários objetivos diferentes.

Viu como o tratamento tópico abrange muitas possibilidades e pode ser super vantajoso? 😉
Entre em contato com uma das nossas lojas e tire suas dúvidas!

FONTES

https://ww.youtube.com/watch?v=_mWWMS4G69I
https://ww.youtube.com/watch?v=4iKwq9yEqeU
https://tiagosilveira.med.br/medicamentos-de-uso-topico-pomadas-cremes-e-outros/
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos-injetaveis/3319/como_usar_os_medicamentos.htm
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/tratamento-dos-dist%C3%BArbios-da-pele/tratamento-dos-dist%C3%BArbios-da-pele