Por que mulheres sofrem mais de enxaqueca

9 minutos de leitura
Por que mulheres sofrem mais de enxaqueca

Se uma dorzinha esporádica de cabeça já atrapalha nosso rendimento, imagina quem convive com ela de forma mais contínua e intensa. É o caso das pessoas que sofrem da temida enxaqueca.

A enxaqueca atinge cerca de 15% dos brasileiros, sendo mais recorrente entre as mulheres. A frequência, intensidade e sintomas das crises variam de acordo com cada indivíduo, mas uma questão é unânime: ela afeta bastante a qualidade de vida de quem a possui!  Se você chegou até aqui, é bem provável que saiba do que estamos falando, né? Mas quanto à isso, te damos um spoiler bem positivo: é possível aliviar consideravelmente os sintomas e diminuir as crises. Continue lendo para saber como. 😄

A ENXAQUECA É UMA DOENÇA CRÔNICA?

Sim! Ela surge em forma de crises que costumam durar de 4 horas até 3 dias. Um fato que dificulta o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento, é que a enxaqueca não pode ser identificada através de exames e sua causa ainda não foi definida. Normalmente um paciente com suspeita de enxaqueca tem seus exames com resultados normais (sangue, tomografia, ressonância etc). A conclusão do diagnóstico de enxaqueca se dá após a observação dos sintomas e o descarte da possibilidade de outras doenças.


A lista de sintomas é bem extensa e, além de variar de pessoa pra pessoa, podem variar de uma crise pra outra no mesmo paciente. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor latejante e pulsátil, geralmente em um lado da cabeça
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Aversão à claridade;
  • Sensibilidade ao barulho e aos cheiros;
  • Visão embaçada;
  • Irritabilidade;
  • Falta de concentração;
  • Tonturas;
  • Obstrução nasal;
  • Coriza;
  • Tensão nos músculos da nuca e dos ombros;
  • Diarréia.

QUAL A IDADE QUE SURGE A ENXAQUECA?

É mais comum encontrarmos pacientes adolescentes ou na fase adulta, porém crianças também podem sofrer com a doença. Durante a infância, a incidência de enxaqueca em meninos e meninas é semelhante, no entanto pesquisadores observaram que após a puberdade um número muito maior de mulheres passa a apresentar enxaqueca, quando comparado ao número de homens. A proporção é de 5 mulheres diagnosticadas para cada 1 homem.

Enxaqueca e o sexo feminino: possíveis causas

Acredita-se que os hormônios relacionados ao ciclo menstrual, especificamente o estrogênio, são os causadores dessa doença em tantas mulheres. Quando existe uma desproporção entre os hormônios estrogênio e progesterona, é comum o aparecimento da chamada Enxaqueca Menstrual. Essa falta de equilíbrio muitas vezes acontece quando a mulher não ovula, causando um excesso de estrogênio e a não produção de progesterona. O resultado é uma hiperestimulação do sistema nervoso central e esse desequilíbrio aumenta os sintomas da TPM e a chance de uma crise de enxaqueca.

(Nota: Como a enxaqueca é uma doença multifatorial, além dos fatores hormonais, há outros desencadeadores da doença, como a genética, o estresse, o excesso de açúcar e fumo).

Há dois momentos da vida da mulher em que a enxaqueca tende a diminuir: na gravidez e no climatério (que costumamos chamar de menopausa). Durante a gravidez o organismo produz mais progesterona, diminuindo a hiperatividade do cérebro. Já na fase do climatério a produção de estrogênio cai drasticamente. O cérebro passa a receber menos estimulantes, diminuindo as crises.

TRATAMENTOS PARA ENXAQUECA

Tanto fatores genéticos como do estilo de vida da pessoa podem ser gatilhos que desencadeiam uma crise. Por isso, é fundamental que o tratamento seja personalizado, levando em conta o histórico da pessoa, seus hábitos de vida e como a doença se apresenta nela (frequência, intensidade e sintomas das crises). Não deixe de marcar uma consulta com um neurologista pra acompanhar de pertinho o seu caso.

Uma opção de tratamento que costuma ser bem eficiente é através da suplementação de alguns ativos. Separamos algumas opções excelentes:

Isoflavona – é um fitoterápico extraído do farelo de soja e germe da semente da Glycine max. Esse ativo ajuda a normalizar os níveis do hormônio estrogênio, aliviando sintomas da TPM e diminuindo a chance de crises de enxaqueca.

Teanina – um ótimo aliado pros enxaquecosos, pois neutraliza o efeito estimulante da cafeína! Além disso, ajuda o cérebro a criar um estado percebido de relaxamento, mas sem sedação e mantendo os níveis de alerta altos.

Magnesio Treonato – estudos apontaram que pacientes com enxaqueca apresentam maior deficiência de magnésio. Um desses estudos mostrou uma redução de mais de 41% nas crises de pacientes que tomaram magnésio, índice bem maior do que os 16% de redução em pacientes que tomaram placebo. 😱 Importante!! Esse é o único tipo de magnésio que possui absorção suficiente no sistema nervoso central, portanto se a intenção é diminuir a enxaqueca é necessário se atentar a isso.

Ashwagandha e Adaptógenos no geral – Como esses ativos ajudam o cérebro a responder melhor ao estresse e controlar os sintomas causados por ele, podem ser manipulados junto com os outros ativos pra dar uma ajuda extra com os sintomas da enxaqueca, como irritabilidade e falta de concentração.

A vantagem da Manipulação é que podemos unir várias matérias-primas em um único medicamento, de acordo com a sua necessidade, criando assim um tratamento mais completo e confortável!

Lembre-se: Não é necessário viver com dor, é possível adotar hábitos de vida mais saudáveis, observar a alimentação e buscar um tratamento correto, pra que a sua enxaqueca não te impeça de apreciar o que tem de melhor na vida. 😊

FONTES

https://www.saude.novartis.com.br/enxaqueca/o-que-e-enxaqueca/
https://www.enxaqueca.com.br/o-que-e-enxaqueca/
https://www.enxaqueca.com.br/mulher/
https://helloclue.com/pt/artigos/ciclo-a-z/dores-de-cabeca-enxaquecas-e-o-ciclo-menstrual
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/cefaleias/enxaquecas
https://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca-alimentacao/
https://www.tuasaude.com/alimentos-para-enxaqueca/