O que são formas farmacêuticas e como escolher qual usar

4 minutos de leitura
formas-farmaceuticas-o-que-sao

Você sabia que existem várias formas de se manipular seus medicamentos e suplementos? As formas farmacêuticas são as formas físicas que podemos apresentar os medicamentos e a suplementação. A ação dos ativos se manterá semelhante em todas, porém a forma como o tratamento é apresentado pode ser a solução para uma boa aceitação e continuidade nesse tratamento.

Como o prescritor escolhe a forma farmacêutica?

Além da vantagem da manipulação de se prescrever uma fórmula personalizada pensando nas necessidades de cada paciente, também é possível para o prescritor analisar as características dos ativos e os objetivos e preferências do paciente a fim de escolher uma forma farmacêutica mais eficaz e agradável para ele.

Cada forma farmacêutica tem suas vantagens em termo de facilidade no uso, eficiência na absorção dos componentes e segurança no uso. Ao escolher uma forma é importante levar em consideração a facilidade na administração do tratamento, a garantia de que o ativo esteja presente no local da ação, a dose correta em cada uso e o conforto do paciente, principalmente aqueles com dificuldades específicas, como por exemplo idosos e crianças com dificuldade de engolir comprimidos e cápsulas, pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos e enjoam da sua forma, pacientes semiconscientes, dentre outros.

Algumas formas farmacêuticas são mais comumente utilizadas na indústria, como por exemplo comprimidos, cápsulas e xaropes, porém essa lista de possibilidades fica muito maior com a manipulação. Chocolates que ajudam no processo de emagrecimento, remédios para crianças em forma de jujuba, sachês que viram sucos e tantas outras opções são tratamentos possíveis!

As formas farmacêuticas podem ser sólidas, semissólidas ou líquidas. Conheça abaixo algumas formas farmacêuticas disponíveis na ALQ:

Formas farmacêuticas: o que são
Imagem: autoral | Cápsula, goma, shot, chocolate, gel, xarope, shake, sachê, creme, pastilha, sérum, etc

 Fontes:

http://www.iberoquimica.com.br/blog/formas-farmaceuticas-diferenciadas/
https://www.abc.med.br/p/1317453/formas+farmaceuticas+de+medicacoes.htm
https://www.vponline.com.br/portal/noticia/1043/fitoterapicos-e-suas-formas-farmaceuticas-o-que-e-mais-eficaz