Prepare sua pele para o verão

12 minutos de leitura
Prepare sua pele para o verão 2021

O verão está batendo na porta e, se você ainda não começou a preparar a sua pele pra ele, esse é o momento perfeito! 

Durante o verão, nós aumentamos a quantidade de atividades ao ar livre e, consequentemente, a nossa exposição direta ao sol. Como neste período do ano a radiação solar é mais intensa, temos que nos preocupar ainda mais com a nossa pele!

Mas o cuidado com ela deve começar meses antes e ir além do mero filtro solar usado na praia.   Continue lendo esse artigo para conhecer as influências do sol sob a pele e o que você deve fazer para aproveitar plenamente a estação mais quente do ano. 😉

COMO O SOL AFETA A PELE

A exposição ao sol deve ser feita sempre com proteção, pois sem ela aumentamos muito os danos causados à pele. Alguns problemas que podem aparecer por causa da exposição sem proteção são queimaduras, câncer de pele, danos oculares, envelhecimento precoce e manchas.

Esses problemas acontecem porque o sol emite raios ultravioleta – os famosos UV. Eles penetram na nossa pele e podem provocar diversas alterações. Para reduzir as chances de que tais agressões aconteçam, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o uso diário de protetor solar de no mínimo 30 FPS. A regra é válida até para os dias em que o sol se esconde, pois mesmo com o tempo frio ou nublado, a radiação UV atravessa as nuvens.

Falando em radiação UV, você sabe quais as diferenças entre as radiações UVA  e UVB?

A radiação UVA tem uma onda mais longa e pouca variação de intensidade ao longo do dia. É ela a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele. Para prevenir a ação do UVA, você deve se atentar ao valor de PPD nos rótulos dos produtos. O ideal é que ele tenha, no mínimo, um terço do FPS. Ou seja, para um protetor solar com FPS 30, o PPD deve ser igual ou maior que 10.

Já a radiação UVB tem uma onda mais curta e é mais intensa das 10h às 16h. Ela é a responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele. O indicativo de proteção contra esse tipo de raio solar é dado pelo valor de FPS no rótulo dos produtos. Para saber se está adquirindo um filtro solar de qualidade, você deve se guiar pela referência a seguir:

  • Até 15 FPS – Baixa proteção
  • De 15 a 30 FPS – Média Proteção
  • De 30 a 50 FPS – Alta Proteção
  • Maior que 50 FPS – Altíssima Proteção – ideal.

HÁBITOS QUE AJUDAM A PROTEGER A PELE

Nada mais incômodo do que aproveitar um dia divertido no sol e depois ficar com a pele dolorida, não é mesmo?

Por isso, separamos abaixo algumas dicas chave para você prevenir essa situação. Com elas, você poderá curtir o verão cuidando da saúde e livre de desconfortos! J

– Use filtro solar com proteção mínima de 30 FPS e 10 PPD, que protege dos raios UVB e UVA;

– Dê preferência à roupas de algodão, pois elas são frescas e bloqueiam a maior parte da radiação UV; Além disso, atualmente já existem roupas próprias para o bloqueio dos raios UV. Elas, inclusive, oferecem uma proteção mais elevada do que o próprio filtro solar.

– Se possível, evite a exposição solar entre 10h e 16h, pois este é o período mais intenso da radiação UVB;

– Chapéus e bonés são mais do que bem-vindos na proteção da pele do rosto!

– Opte por óculos de sol que contenham proteção UV. Eles previnem catarata e demais lesões nos olhos;

– Evite banhos muito quentes, pois ressecam a pele;

– Hidrate-se tanto por dentro como por fora: Aumente a ingestão de líquidos, principalmente água, água de coco e suco de frutas. Quanto aos cremes hidratantes, devem ser de uso contínuo!

COMO PREPARAR A PELE PARA O VERÃO

A exposição à radiação solar causa alguns danos que não conseguimos perceber rapidamente, como por exemplo a diminuição da produção de colágeno e da elastina, que são os responsáveis por garantir a aparência jovial da pele. Por isso, além dos cuidados que listamos acima, você também pode contar com ativos que induzem o organismo a manter a pele protegida, uniforme e linda!

Pensando no melhor tratamento para você fazer agora, antes do verão, nossa equipe farmacêutica formulou 2 produtos incríveis: um Peeling em Cápsulas, que renova sua pele de dentro pra fora, e um Sérum Clareador e Uniformizador.
Conheça abaixo os benefícios e propriedades de cada um! 😉

  • Peeling em Cápsulas 

Normalmente, os peelings tradicionais (feitos de maneira tópica), procuram estimular a renovação celular da pele através do processo de descamação. Já o Peeling em Cápsulas consiste em suplementar substâncias que ativam o rejuvenescimento da pele de dentro pra fora.

A fórmula ALQ para o Peeling em Cápsulas combina os ativos Oli-Ola® com Pycnogenol. O Oli-Ola é o extrato 100% natural do fruto da oliveira, padronizado em hidroxitirosol, um potente antioxidante. Ele aumenta a produção de colágeno e elastina, reduz as alterações funcionais da derme e diminui a hiperpigmentação, melhorando a uniformidade da pele.

O Pycnogenol, por sua vez, é um incrível combatente dos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento do organismo. Inclusive, ele é até mais eficaz que as vitaminas C e E nesta função! Dos benefícios do Pycnogenol, podemos destacar a inibição da síntese de melanina (formação de manchas) e proteção da pele contra a radiação UVB.

Com ação clareadora, uniformizadora e fotoprotetora, os 2 ativos juntos são grandes auxiliadores na prevenção do envelhecimento da pele e no tratamento de melasmas ou manchinhas de sol.

  • Sérum Clareador e Uniformizador 

Esta fórmula é para uso tópico e combina os ativos Hydrolive + BioWhite + Ascorbosilane C e Vitamina E.

O Hydrolive, assim como o Oli-Ola® também vem da Oliveira, sendo o extrato líquido do fruto. Livre de conservantes, tem ação calmante, clareadora e fotoprotetora, que ajudam a manter a pele uniforme e jovem.

O Biowhite é um despigmentante, ou seja, um inibidor da formação de manchas. Possui um potente efeito anti-inflamatório, reduzindo as irritações cutâneas e minimizando eczemas, acnes e descamações. Vantagem: Seu nível de toxicidade é 200 vezes menor que os tradicionais despigmentantes do mercado, como a Hidroquinona!

Para complementar, a fórmula combina estrategicamente as Vitaminas C e E, que juntas reforçam a ação uma da outra. O Ascorbosilane C é a forma mais pura da Vitamina C, com grande facilidade de absorção pelo organismo. Conta com ação clareadora, rejuvenescedora e hidratante, reforçada pelas propriedades lubrificantes, cicatrizantes e antirrugas da Vitamina E.

 

Leia também: Como aumentar a imunidade em tempos de pandemia

FONTES

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/pele-do-rosto-mais-sensivel-efeitos-do-sol
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/alem-queimaduras-efeitos-radiacao-do-sol-pele
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/protetor-solar-para-quem-tem-melasma-ou-marcas-na-pele-opcoes-de-protecao-e-tratamento-em-apenas-um-produto_a9673/1?scroll
https://www.extremeuv.com.br/blog/curiosidades/diferenca-protetor-solar-roupa-uv