Queda de cabelo – o que você precisa saber

10 minutos de leitura
queda de cabelo

Quando o assunto é cabelo, cada um gosta de uma coisa: natural, tingido, com cachos, liso, curto, comprido… Mas uma opinião que costuma ser geral é: ninguém gosta de ver seus cabelos caindo. Seja por causas naturais ou por problemas de saúde, a queda de cabelo impacta diretamente na autoestima das pessoas. Por isso é um assunto tão abordado nos consultórios médicos e que merece atenção.

CICLO DE CRESCIMENTO DO CABELO

O crescimento dos cabelos acontece em um ciclo dividido em 3 partes:

  1. Anágena – fase de crescimento – dura de 2 a 8 anos.
  2. Catágena – fase de degradação – dura de 2 a 4 semanas.
  3. Telógena – fase de repouso – dura de 2 a 4 meses.

Quando um fio novo começa a emergir, expulsa o fio que estava em repouso no folículo. Portanto é natural que alguns fios caiam todos os dias e deem lugar a novos. Normalmente não tem mais de 10% de folículos na fase de repouso (telógena), e vemos esses fios caindo na escova de cabelo, travesseiro, etc.

POR QUE ACONTECE A QUEDA DE CABELO?

Vários fatores podem afetar esse ciclo, desequilibrando seu processo, o que causa queda temporária ou permanente dos fios. Listamos alguns motivos da queda capilar:

  • Causas naturais e sazonais – Durante as épocas mais frias do ano (outono e inverno) pode ocorrer um aumento da queda do cabelo, normalmente causado pela falta de sol e pelos banhos mais quentes. Essa queda deve diminuir nas épocas mais quentes (primavera e verão).
  • Predisposição genética – O histórico familiar pode trazer algumas doenças capilares, como a calvície, por exemplo. Nesses casos é possível realizar procedimentos preventivos que evitem esses problemas ou que os amenizem, depois que eles se manifestam.
  • Excesso de estresse / ansiedade – Picos de estresse frequentes podem alterar o ciclo dos fios, fazendo-os cair mais. Em outros casos o estresse pode agravar a queda causada por outro motivo.
  • Gravidez – Embora seja menos comum, pode acontecer queda por causa do aumento do hormônio progesterona, que resseca o cabelo, tornando-o mais frágil e quebradiço. Outra causa que pode estar relacionada é uma carência nutricional, que também enfraquece os cabelos.
  • Deficiência nutricional – os fios de cabelo são compostos por proteínas e vários nutrientes, como vitaminas e minerais. Por isso a carência de nutrientes provoca alterações na sua estrutura e no seu ciclo de crescimento.
  • Uso de algumas classes de medicamentos – alguns medicamentos, como antidepressivos e remédios para pressão, podem ter como efeito colateral a queda de cabelo.

QUEDA DE CABELO NA PANDEMIA

Atualmente outro fator tem influenciado muito no aumento das queixas de queda de cabelo: a pandemia de Covid-19. De acordo com matéria da Secretaria da Saúde, o número de pacientes com queixas dermatológicas cresceu muito durante a pandemia.

O estresse causado por este momento pode ser a principal causa para problemas como queda de cabelo, acne, pele seca e descamando.

BUSCANDO ORIENTAÇÃO MÉDICA

Existe uma especialidade médica que cuida apenas dos cabelos – são os Tricologistas! Esses médicos estudam a estrutura do cabelo e do couro cabeludo, portanto fazem uma análise minuciosa do quadro clínico dos seus pacientes, para orientarem sobre o melhor tratamento para cada caso.

Nem sempre um dermatologista será tão assertivo, portanto se você tem algum problema capilar e não consegue uma solução definitiva, está na hora de buscar um tricologista.

ATIVOS QUE AJUDAM NA SAÚDE E BELEZA DOS CABELOS

  • Lactoferrina Bioferrin®

É um ativo que auxilia na união do ferro às células do sangue e também fortalece o sistema imunológico! A deficiência de ferro é um dos motivos mais comuns para a queda de cabelo, portanto é importante realizar um exame de sangue para conferir como está sua taxa.

Caso seja identificada uma deficiência de ferro, é possível resolver com alimentação e suplementação adequada. Quando esse é o motivo, a queda de cabelo cessa conforme os níveis de ferro se normalizam.

  • Keranat™

Esse ativo é um nutracêutico 100% natural, que fará um tratamento capilar de dentro pra fora, restabelecendo a fisiologia e nutrição desde a raiz até os fios.

Como isso acontece? Ele aumenta os fatores de crescimento nos cabelos e estimula a proliferação celular no couro cabeludo. São muitos os benefícios do Keranat™, dentre eles:

👉 redução do número de fios na fase telógena (queda) e aumento dos fios na fase anágena (crescimento);

👉 aumento do volume dos fios;

👉 restauração do brilho, força e maciez dos cabelos;

👉 proteção do pigmento natural dos cabelos, prevenindo o aparecimento de fios brancos;

👉 Prevenção da caspa e seborreia.

  • Hair & nails ALQ

O polivitamínico Hair & nails da ALQ também promove beleza de dentro para fora, pois contém vitaminas e minerais que melhoram a saúde das unhas, cabelos e pele. Para ficar mais perfeito, ele ainda possui ação antioxidante e melhora a imunidade! ✨

Checa só como a composição é rica: Vitamina A, Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B12), Ácido Fólico, Biotina, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina C, Vitamina K, Cromo, Cobre, Selênio, Zinco, Ferro, Magnésio, Manganês, Cálcio, Molibdênio.

 

🚨 IMPORTANTE: Como as causas são diversas, é indicado que você busque uma avaliação médica, para receber diagnóstico e tratamento corretos.

Leia mais: Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

FONTES

https://noticias.r7.com/saude/estresse-da-pandemia-leva-ao-aumento-da-queda-de-cabelo-18082020
https://www.tuasaude.com/queda-de-cabelo-o-que-pode-ser/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/queda-de-cabelo
https://www.sterah.com/blog/detalhe/medico-tricologista
https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/37104-10-motivos-para-consultar-um-tricologista
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/queda-de-cabelos/
https://www.abcrc.com.br/o-ciclo-de-crescimento-do-cabelo/
https://www.tuasaude.com/queda-de-cabelo-na-gravidez