Saúde mental e os benefícios de ter um hobby

16 minutos de leitura
Imagem: Deposit Photos

Já parou para pensar em como você divide as 24 horas do seu dia?

Para boa parcela da população, essas horas são usadas principalmente para trabalhar e dormir, e o tempo que sobra é gasto em atividades pouco prazerosas, como: deslocamentos, burocracias para resolver, obrigações domésticas e cuidados com a família.

Como uma forma fácil de colocar a mente em “descanso de tela”, as pessoas, entre uma função e outra, tendem a navegar nas redes sociais. Mas o excesso de informações, a comparação com a vida alheia e a pressão por uma vida produtivamente perfeita que as redes causam, fazem com que o que era para ser um entretenimento rápido, traga sentimentos de culpa e insatisfação.  

Por isso, uma rotina composta somente por atividades desgastantes sendo o celular a única fonte de distração do dia, é o prato cheio para o estresse, a ansiedade, a dificuldade de concentração e, em casos mais graves, até mesmo um burnout.

Esse estilo de vida contemporânea e a sua má relação com o tempo têm sido objeto de vários estudos – como este – que buscam mapear os desafios da atualidade e encontrar formas de lidar com as questões mentais e emocionais típicos dela, a fim de elevar a qualidade de vida das pessoas.

E pode parecer simples, mas uma das formas de alcançar uma rotina mais leve, com saúde e bem-estar é separar um tempo para desenvolver um hobby!
Isso mesmo, se dedicar a um hobby de maneira constante pode ser a peça que falta no seu dia para você se sentir melhor e mais alegre. Afinal, a vida não é só sobre pagar boletos. 🙂

Se você quer entender mais sobre isso, continue lendo! 👇

 

Neste artigo você vai encontrar:

– O que é o hobby e como escolher o hobby ideal;
– Quais os benefícios de ter um hobby para a mente humana;
– Ativos naturais que ajudam a lidar com o estresse, ansiedade, falta de concentração e outros.

O QUE É HOBBY E COMO ESCOLHER O HOBBY IDEAL?

Independentemente do nível de satisfação com a própria vida, a cobrança e a preocupação podem tirar bastante do entusiasmo e tornar tudo cansativo e monótono para qualquer pessoa. É neste momento que entra a necessidade de um hobby, para encontrar de novo a motivação para realizar tarefas cotidianas.

Hobby é uma palavra da língua inglesa que significa passatempo – é aquele momento de deixar as chateações de lado e se voltar para si mesmo, a fim de alcançar relaxamento e alegria. A natureza da tarefa vai depender do gosto pessoal e pode ser feita sozinho ou acompanhado. O importante é a sensação de felicidade que o momento passa.

👉 DICA: é importante escolher um hobby que permita uma desconexão completa das obrigações, então nada de colocar assuntos ligados ao trabalho nos momentos de lazer! Se o hobby não trouxer bem-estar e tranquilidade, vai se tornar mais uma tarefa fonte de preocupação e estresse – o que seria o oposto do objetivo. E se o hobby começar a causar desconforto ou se tornar uma obrigação, talvez seja a hora de buscar um hobby novo!
Uma coisa interessante é testar possibilidades, mesmo as que não pareçam combinar tanto com o seu perfil. Ao sair da zona de conforto, é possível descobrir coisas surpreendentes sobre nós mesmos.

Sugestões de hobbies: jardinagem, teatro, cozinhar, desenhar, jogar vídeo game, fotografar, escrever, praticar esportes, tocar um instrumento, participar de um clube do livro, tricotar, praticar uma luta, jogar RPG, etc.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TER UM HOBBY?

Pode soar contraproducente incluir mais uma tarefa na agenda para se sentir melhor com as outras tantas que já estão lá, mas listamos benefícios de adotar um hobby para mostrar que vale a pena reservar este horário de relaxamento, mesmo em um dia cheio:

  • De acordo com psicólogos, realizar atividades agradáveis ajuda a regular as emoções, aliviar o estresse e diminuir a ansiedade e irritação. Isso acontece porque neste momento o organismo produz endorfina  (hormônio que aumenta a sensação de bem-estar) e ajuda na modulação do cortisol (impedindo picos de estresse ao longo do dia).
  • Realizar atividades de natureza diferente das que estamos acostumados, permite que o cérebro crie mais sinapses, ou seja, novas conexões entre os neurônios. Quanto mais estimulamos o nosso cérebro a aprender coisas novas, mais ágil ele se torna! Além disso, uma mente ativa se torna mais saudável e consegue manter bons níveis de concentração, memória e raciocínio.

  • O corpo funciona melhor quando faz intervalos. Não adianta só trabalhar e lotar o dia de obrigações, é necessário descansar e colocar tarefas prazerosas nos intervalos. Quando fazemos uma pausa nas tarefas, o corpo e a mente recarregam as baterias de forma mais eficiente do que só dormindo, por exemplo. Dessa forma, ao voltar ao trabalho, você estará ainda mais preparado para outro período de produtividade.

  • Mesmo que o seu hobby envolva algo que canse fisicamente, como o caso de esportes e exercícios físicos, você terá uma sensação de revigoramento que te ajudará a realizar outras tarefas. Neste artigo você pode ler os benefícios da prática de exercícios físicos e porquê manter o corpo em movimento te ajuda a se sentir melhor.

  • Ter um hobby é uma boa forma de fortalecer um casal, seja ele individual ou em conjunto.
    1) Quando um casal encontra diversão com hobbies individuais, estão mais propensos a respeitar o espaço do outro e ter consciência de que, mesmo formando uma parceria com alguém, ambas as partes continuam mantendo suas identidades próprias.

2) Já um hobby junto do parceiro(a) é uma boa maneira de fortalecer a relação e tornar os dias mais interessantes, pois terão um tempo de qualidade juntos, fazendo algo que os dois gostam.

  • É uma boa forma de conhecer pessoas novas. Formar comunidades e se conectar com pessoas é uma parte importante do desenvolvimento humano, pois aumenta a autoestima e o sentimento de pertencimento. Buscar hobbies coletivos ajuda a fazer novos amigos, encontrar possíveis parceiros românticos e até realizar conexões que ajudam na vida profissional. Para isso a internet é uma ótima aliada, pois no ambiente online é mais fácil encontrar grupos de pessoas com o mesmo interesse, trocar experiências e até marcar programas presenciais.  

ATIVOS NATURAIS PARA AJUDAR NA ANSIEDADE / ESTRESSE / CONCENTRAÇÃO

Uma rotina cheia de estresse causa muito desconforto e atrapalha até mesmo a realização das tarefas mais simples. Falta de foco, dificuldade para dormir, compulsão alimentar e crises de ansiedade são exemplos do que pode acontecer com uma pessoa que não consegue relaxar a mente.

Além da mudança de hábitos, é possível utilizar ativos naturais que oferecem ajuda extra para controlar esses sintomas e sensações desagradáveis. Conheça alguns deles: 👇

✨ Relora® – Este ativo é uma combinação patenteada de constituintes ativos de 2 plantas: o honokiol e a berberina.
– Normaliza os níveis de cortisol;
– Diminui os efeitos causados pelo estresse;
– Previne o ganho de peso associado ao estresse;
– Melhora o humor;
– Diminui a fadiga;
– Estimula o desempenho físico;
– Regulariza o sono.

✨ Ansiless® – Fitoativo com ação ansiolítica natural.
– Diminui a ansiedade;
– Reduz a compulsão alimentar;
– Melhora o humor;
– Promove a qualidade do sono;
– Alivia os sintomas do estresse.

✨ Lipo PS® – Ativo derivado da soja, baseado em fosfolipídeos encontrados no cérebro.
– Neuroprotetor cerebral;
– Protege contra os danos causados pelos radicais livres;
– Booster cognitivo, ajuda em funções como concentração e raciocínio;
– Precursor do neurotransmissor acetilcolina, que está diretamente ligado à regulação da memória, aprendizado e sono.

✨ Cognizin® – ativo com fórmula patenteada de citicolina.
– Mantém a energia mental;
– Possui ação neuro-regeneradora;
– Aumenta o foco e a concentração;
– Melhora a cognição e a memória;
– Precursor do neurotransmissor acetilcolina.

✨ Serenzo® – Ativo retirado da laranja Citrus sinensis.
– Reduz fatores inflamatórios gerados pelo estresse;
– Auxilia na modulação do cortisol;
– Auxilia na redução dos sintomas do estresse, como dores musculares, insônia, sintomas cardiovasculares e gastrointestinais;
– Contribui para a redução da ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor;
– Ajuda a melhorar a qualidade do sono;

✨ Zembrin® – Ativo extraído de uma planta de origem sul-africana, chamada Sceletium tortuosum.
– Proporciona alívio da ansiedade e estresse;
– Melhora a qualidade do sono;
– Promove humor positivo e ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e raciocínio;
– Combate a compulsão alimentar e os sintomas da TPM e climatério;
– É Seguro e não causa dependência.

Para saber mais sobre esses e outros ativos, mande uma mensagem para uma das nossas lojas:

FONTES

https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/empreendedorismo/conheca_5_beneficios_de_ter_um_hobby/https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/beneficios-de-ter-um-hobby/https://www.psicologosberrini.com.br/blog/a-importancia-de-ter-um-hobby-para-a-saude-mental/https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/12/16/ansiedade-por-que-adotar-um-hobby-e-importante-para-combate-la.htmhttps://melhorcomsaude.com.br/beneficios-de-ter-um-hobby/https://vitat.com.br/beneficios-hobby-bem-estar/https://clinicarefletir.com.br/blog/qual-a-importancia-de-se-ter-um-hobby-https://faculdadeam.edu.br/blog/detalhes/67/porque-e-importante-ter-um-hobbyhttps://www.portalic.com.br/blog/vida-trabalho/a-importancia-dos-hobbies-para-a-produtividade-profissional/https://clinicadepsicologianodari.com.br/post/hobby/https://www.folhape.com.br/noticias/hobby-ajuda-a-deixar-a-mente-longe-das-preocupacoes/122168/

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também