Segurança e tecnologia no mercado magistral

9 minutos de leitura
Segurança e tecnologia no mercado magistral

Medicamentos manipulados não são feitos em indústrias, é bem verdade. Porém, sua característica mais artesanal não é pretexto para uma menor segurança e tecnologia dos produtos, pois estes precisam atender à critérios rigorosos de produção que, assim como a indústria, também são regulados pela ANVISA.

Entretanto, há alguns procedimentos adotados por Farmácias de Manipulação que podem elevar ainda mais a segurança dos medicamentos em prol de outras. Nesse post, você vai conhecer os processos de segurança feitos nas Farmácias Magistrais, assim como os diferenciais que podem ser adotados para garantir ainda mais a confiabilidade dos medicamentos.   

Vamos lá ?!

Encapsulamento de medicamentos
Imagem: autoral

CONTROLE DE QUALIDADE

Todas as matérias-primas e embalagens que chegam na farmácia de manipulação devem passar pelo departamento de Controle de qualidade, que confere se tudo está de acordo com o especificado e, só depois de diversos testes, faz a liberação para o laboratório.

RASTREABILIDADE DO MEDICAMENTO

É uma exigência da ANVISA. Na Farmácia ALQ, ela é feita através de um sistema informatizado, onde documenta-se todo o processo de manipulação, desde a aquisição de cada matéria-prima, passando pela pesagem com checagem lote a lote pelo sistema até a entrega do medicamento pronto. Nem toda farmácia faz isso através de um sistema informatizado – muitas dependem do registro manual feito pelo próprio farmacêutico/auxiliar de laboratório, o que pode gerar erros no processo e, consequentemente, perda da rastreabilidade. Portanto, certifique-se de que a farmácia que faz seu manipulado garante a rastreabilidade da forma mais segura.

PESAGEM DAS MATÉRIAS-PRIMAS

A Anvisa exige que seja feita a pesagem das matérias-primas e suas dosagens. Todavia, algumas farmácias – como a ALQ – fazem esse procedimento através de um sistema monitorado.

Pesagem tradicional x Pesagem Monitorada

Na pesagem tradicional, o próprio manipulador anota em um papel as matérias-primas e as dosagens que estão sendo usadas na receita. O problema desse tipo de pesagem é que depende exclusivamente do manipulador – que é mais suscetível à erros e até a sabotagens mal-intencionadas.

Já a pesagem monitorada apresenta muito mais segurança ao paciente. Ela é feita da seguinte forma:

Quando você faz um pedido na Farmácia de Manipulação e apresenta a sua receita, essa receita vai para o laboratório e gera uma ficha de pesagem com as matérias-primas presentes na fórmula e suas dosagens. Cada ficha de pesagem possui um código de barra único. No início da pesagem, o auxiliar de laboratório passa o código da ficha no leitor e a pesagem pode ser iniciada.

Ele então insere, em uma balança conectada a um computador, as matérias-primas contidas na receita. O sistema monitora tanto a matéria-prima que está sendo usada quanto a quantidade que está sendo inserida na balança. Se o manipulador pega a matéria-prima errada ou pesa a quantidade errada, o computador não libera e a fórmula não será manipulada.

Dessa forma, é garantido que o que está prescrito na receita é exatamente o que será manipulado.

Pesagem monitorada
Pesagem Monitorada

Matérias-primas sendo pesadas na balança. No monitor, o sistema alerta em “verde” quando a quantidade de matéria prima já está na faixa aceitável, e em vermelho quando ainda não está correto. Esse sistema só é aberto quando o código de barras da matéria-prima correspondente à receita é validado pelo leitor. Foto: autoral

POWDER MIX

Você já viu alguma foto de um farmacêutico com gral e pistilo? Se a gente falou grego para você agora, você vai entender com essa foto aqui embaixo:

Gral e pistilo
Gral e pistilo. Imagem: autoral

Essa é a maneira mais artesanal de misturar as matérias-primas em pó.

Uma forma de otimizar esse processo e aumentar a sua qualidade é utilizando o Powder Mix, um equipamento que mistura e tritura todos os pós depois da fórmula pesada. Este procedimento, além de garantir uma fórmula mais homogênea, acelera a produção pois tira do manipulador a função de misturar o conteúdo manualmente.

Powder Mix
PowderMix. Fonte: Autoral
Peso Médio

PESO MÉDIO

Quando uma fórmula é manipulada, o computador estipula o peso médio que cada cápsula deve ter. Para verificar se as cápsulas estão dentro do peso esperado, é retirada uma amostra das cápsulas (entre 10 a 20 cápsulas por fórmula) que são pesadas uma a uma, em uma balança ligada a um processador estatístico.

Assim, garantimos que as dosagens das cápsulas daquele pote são realmente iguais e o tratamento não será comprometido.

Viu quantos processos são feitos até o seu medicamento chegar a você?
E quanto mais tecnológicos e seguros eles forem, melhor será a qualidade do que você consome para sua saúde!  Por isso, informe-se sobre como a sua Farmácia de Manipulação está produzindo os medicamentos, e confie sua saúde em quem é confiável.  😉

Para saber com mais detalhes das etapas da manipulação na Farmácia ALQ, assista ao vídeo abaixo!