Sua TPM te incomoda?

7 minutos de leitura
Sua TPM te incomoda?

Existe quem ache que a TPM é uma lenda inventada por mulheres. Mas não é assim! A TPM é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos associados às variações hormonais. Isso acontece de forma recorrente e acompanha o ciclo menstrual. Normalmente os sintomas costumam se manifestar de 2 semanas a 2 dias antes do início da menstruação e desaparecem algumas horas após esse início, podendo se estender até o fim do período menstrual.

O que é a TPM?

TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual e também pode ser conhecida como SPM – Síndrome Pré-Menstrual. Alguns sintomas comuns são irritabilidade, variação de humor, fadiga, inchaço e dores de cabeça. Essa síndrome é difícil de ser diagnosticada por um médico, pois não existem testes laboratoriais específicos e vários sintomas são comuns a outras doenças, que precisam ser descartadas antes do diagnóstico final.Também é comum que os sintomas sejam seguidos por dores na região do ventre, as temidas cólicas menstruais.

Em alguns casos os sintomas da TPM são tão intensos que acabam impactando demais na vida pessoal e profissional de quem sofre dessa condição, podendo impedir que atividades cotidianas sejam realizadas parcial ou totalmente. Esse tipo de quadro é chamado de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual – TDPM.

O médico geralmente consegue diferenciar a TPM e TDPM de outras doenças através da observação dos sintomas e da sua característica cíclica, pois em casos de TPM e TDPM os sintomas vão desaparecer por alguns dias, de acordo com o ciclo menstrual.

Além disso, como as variações hormonais não acontecem de forma idêntica todos os meses, os sintomas também acabam oscilando bastante de pessoa pra pessoa e também podem variar nos diferentes ciclos de uma mesma paciente. O diagnóstico é feito com base nos sintomas, que são acompanhados e anotados ao longo do calendário mensal por, no mínimo, dois ciclos menstruais.

Infográfico sintomas TPM

Como tratar a TPM?

Existem formas de aliviar os sintomas, através da adoção de hábitos saudáveis e também da suplementação de algumas substâncias.

 

Hábitos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM:

  • Dormir regularmente;
  • Praticar atividades físicas;
  • Utilizar técnicas de redução de estresse (como meditação);
  • Consumir menos sal, açúcar e cafeína;
  • Se alimentar de forma equilibrada.

 

Substâncias que podem ser suplementadas:

1. Assafre

Fitonutriente extraído da planta Crocus Satirus L, é um excelente aliado no combate aos sintomas da TPM. Costuma ser eficaz para:

  • Reduzir a compulsão por comida e aumentar a saciedade;
  • Auxiliar no tratamento de depressão leve a moderada;
  • Melhorar disfunções sexuais (como falta de libido);
  • Promover mudanças positivas no humor;
  • Evitar a perda de memória.

2. 5-HTP

A suplementação com 5-HTP (5 Hidroxitriptofano) vem sendo muito requisitada, pois este ativo é um precursor da serotonina, neurotransmissor conhecido principalmente por trazer sensação de calma e bem-estar. Seus principais benefícios são:

  • Reduzir a ansiedade;
  • Regular os níveis de cortisol (hormônio do estresse);
  • Aumentar a saciedade;
  • Aumentar a qualidade do sono;
  • Diminuir a insônia.


Ficou interessada? Solicite agora uma prescrição farmacêutica!

TPM tem cura?

Não existe uma cura definitiva para a TPM, porém é possível realizar tratamentos que diminuem ou acabam com sintomas indesejados durante o ciclo, aumentando o bem-estar e recuperando a qualidade de vida. O tratamento é individual e personalizado, já que varia de acordo com os sintomas e a intensidade de cada paciente.

O mais importante é saber que se a sua TPM te afeta bastante, você pode contornar isso! Ao praticar os hábitos que citamos anteriormente e suplementar corretamente, você será capaz de controlar os sintomas e garantir uma vida mais confortável e feliz.

A suplementação para alívio da TPM pode ser prescrita pelo seu médico e também pela nossa equipe técnica. Para saber mais, contate uma de nossas farmacêuticas clicando aqui.

 

Leia também: Por que mulheres sofrem mais de enxaqueca

FONTES

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tpm#:~:text=TPM%20%C3%A9%20a%20abrevia%C3%A7%C3%A3o%20de,do%20in%C3%ADcio%20do%20ciclo%20menstrual.
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/tpm/#convivendo-com-a-tpm
https://www.endocrino.org.br/tpm-sem-tensao/
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/tpm-cada-mulher-tem-a-sua/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/dist%C3%BArbios-menstruais-e-sangramento-vaginal-anormal/tens%C3%A3o-pr%C3%A9-menstrual-tpm
https://www.lemma.com.br/sites/default/files/exclusividades/documentos/active_assafre_04.2014.pdf
https://br.fagron.com/sites/default/files/hidroxitriptofano_mt_out-18.pdf