Sustentabilidade – está na hora de cuidarmos do nosso planeta

12 minutos de leitura
sustentabilidade

Criar uma relação melhor entre seres humanos e o meio ambiente é uma preocupação que ganha cada vez mais adeptos. Apenas no Brasil, são feitas todo mês no Google mais de 90 mil pesquisas sobre o termo Sustentabilidade. E dados de uma pesquisa da Opinion Box, mostraram que 82% dos brasileiros consideram este tema relevante para o dia a dia.

Mas o que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade fala da necessidade de equilibrarmos dois fatores:

1) o uso de recursos naturais para suprimento das necessidades humanas;
2) a preservação desses recursos, de forma que o nosso consumo de hoje não comprometa o planeta e as próximas gerações.

Esse termo se originou na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em 1972, em Estocolmo. Nesta Conferência, o pensamento geral da época – o de que a natureza forneceria recursos de forma inesgotável – começou a ser questionado. Foram apresentados estudos científicos que mostraram as consequências de algumas ações humanas sobre o planeta Terra e os perigos que isso representava.

Entraram em pauta assuntos que continuam sendo discutidos até hoje, como degradação ambiental, poluição e preservação. E desde então, cresceu a necessidade de se discutir a forma como estamos explorando os recursos naturais e a preocupação de que eles se esgotem, prejudicando assim o desenvolvimento da natureza e da vida dos animais e seres humanos.

Por ser uma preocupação global, diversas pessoas e empresas passaram a adotar medidas para cuidar melhor do meio ambiente – e a Farmácia ALQ é uma delas.

Aqui na ALQ, adotamos ações que refletem a importância que damos em deixar os nossos processos mais sustentáveis, desde a manipulação dos medicamentos até uma política de logística reversa.

Vamos te mostrar abaixo:
– As ações adotadas pela ALQ para diminuir o impacto ambiental;
– Dicas de hábitos que você pode adotar para ter uma rotina mais sustentável.

O QUE A ALQ FAZ PELO MEIO AMBIENTE

osmose reversa sustentabilidade

OSMOSE REVERSA

A água é um recurso natural necessário e precioso. Por isso, usamos um equipamento com a tecnologia de Osmose Reversa. Essa tecnologia permite reduzir em 7 vezes o gasto de água e em 10 vezes o gasto de energia dos laboratórios de manipulação.

Além disso, o equipamento foi projetado para ter uma durabilidade 80% maior do que outros purificadores, diminuindo a quantidade de lixo gerado e atendendo aos padrões mais exigentes de qualidade de água. Ou seja, além do cuidado com o meio ambiente, aumentamos também a qualidade dos nossos medicamentos!

Curiosidade: a osmose reversa é uma das técnicas usadas para dessalinização da água do mar em muitas partes do mundo, incluindo o Brasil. Ela permite que a água do mar se torne própria para o nosso consumo.

sacolas alq sustentabilidade

PREFERÊNCIA PELAS SACOLAS DE PAPEL

O uso do plástico é um problema relevante quando falamos de sustentabilidade. Para entendermos a dimensão do problema, estima-se que 80% dos resíduos encontrados nos oceanos seja composto por plástico. Com isso em mente, desde 2019, substituímos as sacolas de plástico pelas de papel. Nas entregas delivery optamos por uma sacolinha de plástico 100% reciclável, onde 51% é de fonte renovável. 

Além disso, os clientes ALQ que querem diminuir o uso de embalagens descartáveis, podem resgatar através do nosso Programa Fidelidade a Ecobag ALQ

 

ecobag sustentabilidade alq
Ela é feita de algodão e pode ser utilizada no dia a dia. Conheça mais sobre o nosso Programa Fidelidade clicando na imagem.
programa de sustentabilidade alq.

LOGÍSTICA REVERSA

Medicamentos possuem resíduos químicos que, quando descartados nas lixeiras convencionais ou no vaso sanitário, correm o risco de contaminar água e solo. Por isso, incentivamos nossos clientes a descartarem seus medicamentos em nossas lojas, e nos responsabilizamos em dar o destino correto a esses materiais.

Para viabilizarmos isso, colocamos em cada uma de nossas lojas lixeiras específicas para o depósito de embalagens vazias de medicamentos ou os próprios medicamentos vencidos.

Para aumentar a adesão, também estimulamos que os clientes que pedem delivery separem o material e entregue-o aos nossos motoboys no momento que receber em casa.   

Quando o volume das lixeiras é 100% preenchido, a empresa Residuall coleta o material e o leva para incineração em local certificado.

VOCÊ TAMBÉM PODE ENTRAR NESSA!

As ações individuais também são importantes para o cuidado com o meio ambiente. Você já pensou em como os seus hábitos podem ajudar a tornar o planeta um lugar melhor para você e as próximas gerações? Listamos algumas dicas para te inspirar!

  • Evite o desperdício de alimentos. O ideal é cozinhar o que for consumir, para não correr o risco de precisar jogar sobras de alimentos no lixo.

  • Troque as lâmpadas da casa por opções de baixo consumo de energia. Além de consumir menos energia elétrica, esse tipo de lâmpada costuma durar mais. Assim você tem uma economia no consumo de energia, nos gastos e gera menos lixo.

  • Tenha sempre à mão sacolas reutilizáveis. Vimos o quanto as sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, portanto é sempre bom utilizar ecobags para realizar suas compras. Para não correr o risco de esquecer, você pode manter uma ecobag dentro da bolsa ou mochila.

  • Evite utilizar o carro, sempre que possível. Sabe aquele percurso curto que você pegaria o carro por costume? Que tal tentar fazê-lo de bicicleta ou caminhando? Além de ser um exercício físico que faz bem ao seu organismo, você diminui a emissão de gás carbônico na atmosfera.

  • Separe o lixo orgânico e o reciclável. Apesar de muitos materiais serem recicláveis, a maioria não é reciclado. Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), são reciclados apenas 2,1% do total de materiais coletados. E apenas 41,4% da população tem acesso à coleta seletiva.
    Para entender mais sobre como começar a reciclar o seu lixo e como encontrar pontos de coleta, leia este artigo no site da ecycle.

  • Não jogue óleo de cozinha na pia. O óleo de cozinha jogado no encanamento polui muitos litros de água, sabia? Além disso, ele pode danificar os encanamentos da sua casa. Para saber como realizar o descarte correto, clique aqui.

  • Lave roupa quando reunir a quantidade suficiente para encher a máquina. Dessa forma você não precisará ligar a máquina várias vezes, economizando água e energia elétrica.

  • Retire os aparelhos eletrônicos da tomada. Mesmo quando estão em stand-by, os aparelhos consomem energia, portanto quando não estiverem em uso o melhor é retirar todos da tomada e apagar todas as luzes.

Qual desses hábitos já fazem parte da sua rotina e quais você pode implantar? 😊

FONTES

https://www.ecycle.com.br/sustentabilidade/
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm
https://www.eureciclo.com.br/
https://blogs.correiobraziliense.com.br/4elementos/2020/07/03/dia-internacional-sem-sacos-plasticos-saiba-como-e-por-que-reduzir-o-uso/
https://www.mrv.com.br/sustentabilidade/pt/materias-e-dicas/verde/10-dicas-de-habitos-sustentaveis
https://www.larplasticos.com.br/ultimas-noticias/10-atitudes-sustentaveis-que-voce-pode-adotar-no-seu-dia-a-dia/
https://www.simperj.org.br/blog/2018/03/06/28-habitos-sustentaveis-que-podemos-fazer-em-casa/
https://casa.abril.com.br/sustentabilidade/10-habitos-sustentaveis-para-ter-em-casa/