Vitamina C – saiba tudo sobre essa vitamina!

11 minutos de leitura
Vitamina C saiba tudo sobre essa vitamina
Imagem: Depositphotos

A Vitamina C é o nome popular do ácido ascórbico. Ela é considerada um nutriente essencial, ou seja, o corpo humano não consegue produzi-la, sendo necessário seu consumo através de fontes externas.

Por ser uma vitamina hidrossolúvel e termolábil – solúvel em água e sensível a grandes variações de temperatura – é preciso alguns cuidados na ingesta para usufruir de seus benefícios (contaremos sobre isso mais abaixo). A absorção ocorre pelo trato gastrointestinal de forma rápida e assim é levada para todos os tecidos.

Embora a Vitamina C seja muito famosa quando falamos sobre tratamento de gripes e resfriados, ela também influencia outras funções importantíssimas em nosso organismo – e vamos explorar as principais nesse post!

Neste artigo, você vai saber:

                – As principais funções e benefícios da VIT C no organismo
                – O que acontece no corpo com deficiência dessa vitamina
                – 12 alimentos fontes de Vitamina C
                – Como adquirir a Vitamina C da ALQ por um preço mega especial!

Boa leitura! 😊

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA VITAMINA C NO ORGANISMO

  • Ação Antioxidante e fortalecimento do sistema imunológico

Os antioxidantes são substâncias que protegem o organismo contra os radicais livres – moléculas instáveis que aumentam a toxicidade dentro das células. O corpo humano consegue produzir uma defesa antioxidante natural para combater uma certa quantidade de radicais livres, porém fatores da nossa rotina – como a poluição, o álcool, industrializados, cigarro, pesticidas e agrotóxicos – aumentam a produção desses radicais para além do que o organismo consegue lidar.

O corpo então entra em estresse oxidativo e pode ter diversos problemas, como: envelhecimento precoce, Parkinson, Alzheimer, AVCs e câncer.

Nesse sentido, ter estratégias antioxidantes na rotina é essencial para garantir um corpo saudável – e o consumo de Vitamina C é uma delas. Os flavonoides presentes na vitamina diminuem o estado inflamatório do corpo e consequentemente fortalecem a imunidade.

Além disso, já foi comprovado¹ também que a suplementação de Vitamina C ajuda no tratamento de gripes e resfriados, gerando resultados significativos quanto à redução da duração dessas doenças e na gravidade dos sintomas.

¹https://www.mastereditora.com.br/periodico/20201004_093845.pdf

  • Proteção dos olhos

A visão é uma das regiões mais beneficiadas com o consumo da Vitamina C. Como a constante exposição à luz acelera o processo de envelhecimento dos olhos, as propriedades antioxidantes da vitamina ajudam a proteger melhor a região ocular e a prevenir doenças como a catarata.

  • Formação de tecidos

A Vitamina C é necessária na formação de vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos. Sua falta influencia na demora da cicatrização de feridas e no envelhecimento precoce.

  • Rejuvenescimento da pele

Usar a Vitamina C de maneira tópica também traz benefícios ao corpo. Por participar da formação do colágeno, essa vitamina ajuda na elasticidade da pele e na prevenção de rugas. Seu efeito antioxidante protege contra os raios solares e poluição. Além disso, ela também inibe a formação de melanina, clareando e uniformizando a pele e prevenindo o surgimento de manchas. À propósito, temos na ALQ um sérum de vitamina C feito com nanotecnologia, que permite uma alta aderência do produto à pele. Clique aqui para falar com nosso atendimento sobre. 😉

  • Regulação do metabolismo

Participa do metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, norepinefrina e alguns sistemas enzimáticos de fármacos. Também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, beneficiando quem tem anemia ou diabetes.

  • Melhora no humor

Essa vitamina contribui para a produção de adrenalina, serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pela regulação do humor. Além disso, ela diminui os níveis de cortisol, e por consequência, os efeitos do estresse.

  • Ganho de massa muscular

A Vitamina C ajuda no ganho de massa muscular, além de proteger os músculos dos radicais livres que são liberados em grande quantidade após treinos de resistência e força. Com a diminuição dos níveis do hormônio Cortisol, colabora para o aumento dos níveis de Testosterona, hormônio de suma importância para o crescimento muscular.

CARÊNCIA DE VITAMINA C

Como vimos até agora, a Vitamina C participa de muitos processos no corpo humano, portanto uma quantidade muito baixa no organismo pode ocasionar diversos problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas, problemas no humor, dentre outros.

Além de uma dieta inadequada, problemas na diminuição da sua absorção, ou aumento da eliminação da vitamina, podem causar sua carência.

A falta de Vitamina C é a responsável pela doença escorbuto. Atualmente esta doença não é comum, sendo encontrada mais facilmente em pessoas com alto consumo de álcool e em idosos. Alguns sintomas de escorbuto: fraqueza, dores nas articulações, sangramento nas gengivas, foliculite e perda de dentes.

A falta dessa vitamina também está associada à dificuldade de cicatrização, por ser parte essencial na produção de colágeno e na reparação dos tecidos.

FONTES DE VITAMINA C

Além da Vitamina C não ser produzida naturalmente pelo corpo humano, este não consegue armazená-la em quantidade adequada, já que ela é solúvel em água. Assim, é essencial o consumo diário da vitamina, através de suplementação ou alimentação.

Para receber todos os benefícios que essa vitamina proporciona, é recomendada uma quantidade diária de aproximadamente 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Em casos especiais, como na gravidez e amamentação, pode ser recomendado um consumo diário maior. Por isso, vale a visita ao médico para averiguar a recomendação ideal ao seu caso.

É necessário reforçar também que o excesso da vitamina pode causar sintomas desagradáveis como diarreia, náusea e vômito, o que chancela ainda mais o acompanhamento médico.

A Vitamina C pode ser encontrada em vegetais e alguns apresentam dosagem maior do que outros. Alguns alimentos ricos em vitamina C:

  • Frutas cítricas (laranja, limão, morango, kiwi, acerola, caju);
  • Goiaba;
  • Pimentão amarelo;
  • Salsa;
  • Brócolis e couve-flor;
  • Repolho roxo;

Como a vitamina C é muito sensível ao calor, o ideal é consumir estes alimentos in natura, pois se passarem pelo cozimento perderão grande parte da dose original da vitamina.

Outra forma simples de ingerir a quantidade diária ideal de vitamina C, e não correr o risco de ter carência no organismo, é através da suplementação. Ela também garante a não oxidação da Vitamina, permitindo que os benefícios sejam aproveitados pelo organismo.

Fontes

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/vitamina-c.htm
https://www.unimed.coop.br/web/rioclaro/viver-bem/alimentacao/entenda-a-importancia-da-vitamina-c
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-c.htm
https://blog.alqfarmacia.com.br/ativo-vitamina-c/
https://blog.alqfarmacia.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Lamina_Vitamina-c_ALQ-c.pdf
https://www.mastereditora.com.br/periodico/20201004_093845.pdf
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/vitamina-c-para-o-rosto-beneficios-como-incluir-esse-antioxidante-na-rotina-de-cuidados-com-a-pele_a8076/1

Loja Virtual

Hair and nails polivitamínico ALQ

ALQ - Hair & Nails

Polivitamínico 60 caps
R$ 52,90
comprar

Você pode querer ler também